Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36904| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O (anti)silêncio tece seus vazios na poética de Orides Fontela |
| Autor(es): | Sousa, Rebeca Monteiro Ayres de |
| Primeiro Orientador: | Costa, Fabiana Ferreira da |
| Resumo: | Ao entrarmos em contato com um objeto ficcional – ou melhor, ao enredarmo-nos na leitura – somos impelidos, a princípio, a abandonar a realidade exterior para adentrar a realidade do texto. Suspendemos, por um instante, a nossa existência para acolher a do Outro, narrada. Porém, quando as indeterminações textuais emergem, somos chamados a participar ativamente, combinando as perspectivas sugeridas pelo texto, preenchendo os vazios e, antiteticamente, deixando que esses próprios vazios nos preencham. Assim, se a leitura exige, de início, um afastamento do mundo vivido, ela logo reverte o percurso: a voz do texto nos atravessa e nos interpela, de modo que, ao emegirmos da leitura, já não somos os mesmos que nela ingressaram. No livro Teia (1996), da poeta Orides Fontela, o movimento do sujeito poético em busca de si se assemelha a essa duplicação da leitura: parece buscar, incessantemente, refazer-se por meio dos silêncios do símbolo, que reaparece em sua lírica, apenas para fugirem novamente. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral mapear a experiência estética da leitora-autora com o livro Teia, com ênfase no conceito de vazio iseriano e suas múltiplas relações com a categoria do silêncio. Complementarmente ao objetivo central, delineiam-se os seguintes objetivos específicos: a) Revisar a bibliografia da Teoria do Efeito Estético (1996) e da Antropologia Literária (2013), de Wolfgang Iser – suas implicações teóricas e possíveis relações com o estudo analítico do poema; b) Relacionar os conceitos iserianos às várias faces do silêncio, propostas por Sontag (2015), Steiner (1988), Suzuki (1960), Friedrich (1978), Paz (2012); c) Demonstrar como o silêncio se apresenta nas publicações de Orides Fontela, anteriores aos livro Teia; d) Mapear a leitura dos poemas Teia e Gatos do livro Teia (1996), atentando aos efeitos de sentidos provocados pelos lugares vazios na vivência estética, sobretudo em sua articulação com o silêncio. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que toma como instrumento teórico-metodológico o Mapeamento de Experiência Estética (MAPEE), aplicado à leitura de dois poemas de Teia. Por meio dessa abordagem, revelou-se que em Teia, as lacunas textuais operam como estratégias composicionais centrais, tanto na estrutura externa quanto interna dos poemas, favorecendo a multiplicidade de sentidos a partir da experiência singular do leitor. |
| Abstract: | When we come into contact with a fictional object – or rather, when we become entangled in reading – we are, at first, compelled to abandon external reality in order to enter the reality of the text. For a moment, we suspend our own existence to embrace that of the Other, narrated. However, when textual indeterminacies emerge, we are called to participate actively, combining the perspectives suggested by the text, filling in the gaps and, antithetically, allowing those very gaps to fill us. Thus, if reading initially demands a distancing from lived experience, it soon reverses course: the voice of the text pierces us and calls us into question, such that, upon emerging from the reading, we are no longer the same as when we entered it. In Teia (1996), by the poet Orides Fontela, the poetic subject's movement in search of self mirrors this doubling of the reading act: it seems to seek, incessantly, to remake itself through the silences of the symbol, which reappears in her lyric only to vanish once more. Accordingly, the general objective of this study is to map the aesthetic experience of the reader-author with the book Teia, emphasizing the Iserian concept of the blank and its multiple relations with the category of silence. In addition to the central aim, the following specific objectives are outlined: a) to review the bibliography of the Theory of Aesthetic Response and Literary Anthropology, discussing their theoretical implications and possible connections with poetic reading and the premises of the lyric genre; b) to relate Iserian concepts to poetic silences as proposed by Sontag (2015), Steiner (1988), Suzuki (1960), Friedrich (1978), and Paz (2012); c) to exemplify poetic silences in Orides Fontela’s publications prior to Teia; and d) to map the reading of the poems “Teia” and “Gatos” from the book Teia (1996), paying attention to the effects of meaning provoked by textual blanks in the aesthetic experience, especially in their articulation with silence. Methodologically, this is a qualitative study that adopts the Mapping of Aesthetic Experience (MAPEE) as its theoretical-methodological tool, applied to the reading of two poems from Teia. Through this approach, it was revealed that in Teia, textual gaps function as central compositional strategies, both in the external structure and the internal fabric of the poems, fostering a multiplicity of meanings arising from the reader’s singular experience. |
| Palavras-chave: | Mapeamento de experiência estética Orides Fontela Poesia Silêncio Vazio Blank Mapping of aesthetic experience Poetry Silence |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36904 |
| Data do documento: | 28-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RebecaMonteiroAyresDeSousa_Dissert.pdf | 4,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
