Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36911| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Travestismo literário : poética de si em "o parque das irmãs magníficas" |
| Autor(es): | Fernandes, Maria Helena Lustosa |
| Primeiro Orientador: | Brito, Amanda Ramalho de Freitas |
| Resumo: | A presente pesquisa possui o objetivo geral de analisar a constituição e a apresentação dos corpos travestis, identidade e território no romance “O Parque das Irmãs Magníficas”, da autora travesti argentina Camila Villada. A obra apresenta uma literatura reinventada na travestilidade, apresentando os movimentos dos corpos travestis nos espaços. Desse modo, buscamos explorar o romance no que tange às representações dos corpos travestis, as identidades presentes nos territórios e os elementos da autoficção presentes na narrativa. Para isso, ancoramo-nos nos pressupostos teóricos da teoria da ética da libertação, uma filosofia decolonial, elencada por Enrique Dussel (2012;2016), abordagem que nos permite desenvolver a consciência reflexiva que presentifica as poéticas produzidas no contexto latino-americano, tendo em vista que a crítica transmoderna é necessária para o estudo das poéticas e narrativas latino-americanas contemporâneas, que estão inseridas da periferia ao centro, tendo a periferia como um lugar de conhecimento-saber. Também nos baseamos nos conceitos da contrassexualidade, de Preciado (2019), segundo os quais, no âmbito do contrato contrassexual, o corpo é entendido como enunciação, e não pelo sexo; nas constituições de corpo e gênero para Bento (2017); nas coletâneas de Heloísa Buarque de Hollanda (2019;2020), no que tange ao Queer e os aspectos relacionados a gênero; Letícia Nascimento (2021) e Jesus (2014) para abordar o Transfeminismo; em Josefina Ludmer (2013), tendo em vista que os corpos são anexos ao território, uma interseção de corpos em movimento, que pode ser visto por meio das ficções. E em Kingler (2023), para nos apoiarmos nos aspectos relacionados à autoficção e à escrita de si. |
| Abstract: | The general aim of this study is to analyze the constitution and presentation of trans bodies, identity and territory in the novel “The Park of the Magnificent Sisters”, by the Argentine transvestite author Camila Villada. The literary work presents a reinvented literature of transvestism, presenting the movements of trans bodies in spaces. In this way, we seek to explore the novel in terms of the representations of trans bodies, the identities present in the territories and the elements of autofiction present in the narrative. In order to achieve this goal, we have taken as our basis the theoretical assumptions of the theory of liberation ethics, a decolonial philosophy developed by Enrique Dussel (2012;2016), an approach that allows us to develop the reflexive awareness that presents the poetics produced in the Latin American context, bearing in mind that transmodern criticism is necessary for the study of contemporary Latin American poetics and narratives, which are inserted from the periphery to the center, with the periphery as a place of knowledge-knowing. We also took as a basis the concepts of contrassexuality by Preciado (2019), according to which, in the context of the contrassexual contract, the body is understood as enunciation, and not by sex; in the constitutions of body and gender for Bento (2017); in the works of Heloísa Buarque de Hollanda (2019; 2020), regarding Queer and gender-related aspects; Letícia Nascimento (2021) and Jesus (2014) to address Transfeminism; in Josefina Ludmer (2013), considering that bodies are attached to territory, an intersection of bodies in movement, which can be seen through fictions. And in Kingler (2023), to support us in aspects related to autofiction and self-writing. |
| Palavras-chave: | Literatura de ficção Travestilidade Literatura da América Latina Identidade Queer Camila Villada Tranvestism Body Identity |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Programa: | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES) |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36911 |
| Data do documento: | 29-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MariaHelenaLustosaFernandes_Dissert.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
