Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Mikaelly Oliveira Martins de-
dc.date.accessioned2025-12-19T11:24:26Z-
dc.date.available2025-12-18-
dc.date.available2025-12-19T11:24:26Z-
dc.date.issued2025-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36919-
dc.description.abstractThis study presents a discussion on the teaching of Mathematics in Rural Education focused on children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The main objective was to discuss didactic activities that can be applied to autistic students in rural schools, considering the schooling process for acquiring mathematical concepts involving the Decimal Number System and the additive operation. The research is based on Gérard Vergnaud’s (1996) Theory of Conceptual Fields, Eugênio Cunha’s (2015) reflections on inclusive pedagogical practices and approaches aimed at students with ASD, and the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), among others. To problematize and understand the educational reality of teaching Mathematics to autistic students in rural schools, the following questions were raised: How can Mathematics be discussed in the early years with autistic children? How can additive concepts be addressed with children with ASD in rural schools? The study adopts a qualitative and exploratory methodological approach, with data collected through observations, questionnaires, interviews, and activity records. The results showed that the students progressed in understanding the Decimal Number System and additive operations by manipulating golden material and engaging in adapted playful activities, which fostered motivation, autonomy, and the transition from concrete to abstract thinking. The interviews revealed that there is still a gap in students’ learning development and a lack of pedagogical support from school management to assist in the creation of adapted activities. It is concluded that by recognizing the particularities of ASD and valuing Rural Education, this research contributes to building a more inclusive, accessible, and meaningful rural school for all.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-18T16:41:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOMV18122025.pdf: 2652635 bytes, checksum: 8792910aa8832d4dec0d3af8fc9546d8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-12-19T11:24:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOMV18122025.pdf: 2652635 bytes, checksum: 8792910aa8832d4dec0d3af8fc9546d8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-19T11:24:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOMV18122025.pdf: 2652635 bytes, checksum: 8792910aa8832d4dec0d3af8fc9546d8 (MD5) Previous issue date: 2025-10-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.titleO ensino da matemática e os desafios da comunidade escolar campesina no processo de escolarização de crianças autistaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma discussão sobre o Ensino da Matemática na Educação do Campo voltado à criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, o estudo teve como objetivo discutir atividades didáticas que podem ser aplicadas com estudantes autistas, em escola do campo, considerando o processo de escolarização para aquisição de conceitos de Matemática envolvendo o Sistema Numérico Decimal e a operação aditiva. Fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud (1996), Teoria dos Campos Conceituais no ensino de matemática, Eugênio Cunha (2015) com as práticas pedagógicas inclusivas e abordagens voltadas para o aluno com TEA, pautadas na Base Comum Curricular (BNCC), entre outros. Para problematizar e compreender a realidade educacional no ensino da matemática do educando autista e escola do campo levantou-se a seguinte questão: Como discutir matemática nos anos iniciais com crianças autistas? Como discutir os conceitos aditivos com crianças com TEA em escolas do campo? O trabalho adota uma abordagem metodológica qualitativa e exploratória, com coleta de dados por meio de observações, questionários, entrevistas e registros de atividades. Os resultados mostraram que os alunos avançaram na compreensão do Sistema de Numeração Decimal e das operações aditivas, aprendendo por meio da manipulação do material dourado e de atividades lúdicas adaptadas, que favoreceram a motivação, a autonomia e a transição do concreto para o abstrato. As entrevistas mostram que ainda existe uma lacuna no desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e a falta de apoio pedagógico da gestão para ajudar a desenvolver atividades adapitadas. Conclui-se que, ao reconhecer as particularidades do TEA e valorizar a educação do campo, há uma contribuição da pesquisa para a construção de uma escola do campo mais inclusiva, acessível e significativa para todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOMV18122025.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons