Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Maria da Penha da Silva-
dc.date.accessioned2025-12-19T11:25:28Z-
dc.date.available2025-12-16-
dc.date.available2025-12-19T11:25:28Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36920-
dc.description.abstractLa Educación Rural es uno de los caminos tomados para fortalecer la autonomía de los jóvenes rurales. A partir de aquí, se abordó en esta investigación el tema de las mujeres jóvenes y su permanencia en el medio rural y la agricultura familiar, combinando así la cuestión de la construcción de la autonomía femenina. Así, este trabajo analizó la contribución del proyecto Transformando Realidades: Juventude do Agreste y Curimataú Paraibano Cuidando la Biodiversidad, en la ciudad de Alagoa Nova-PB, desarrollado por la Asociación Cultural y Agrícola de Jóvenes Ambientalistas de Paraíba (ACAJAMAN-PB) en el desarrollo de la autonomía femenina en el campo, con el objetivo de permitir que estas estudiantes permanezcan en sus comunidades locales para desarrollar las habilidades adquiridas. El tipo de investigación fue Exploratoria/Descriptiva, y también se clasifica como Estudio de Caso. La estrategia metodológica utilizada fue la recolección de datos en campo planteada en forma de encuesta simple, realizándose análisis de datos y estudios en torno al proyecto que se desarrolla. De los resultados quedó claro que se ha logrado el objetivo de dar visibilidad y resaltar las experiencias de las mujeres jóvenes en la agricultura, contribuyendo a su autonomía, colaborando en la formación de nuevos agricultores. Con esto, destacamos la importancia de la mujer en el campo, la construcción de su autonomía, su adecuada calificación, así como la promoción de la sucesión en la agricultura familiar gestionada por mujeres.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-18T16:45:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MPSN16122025.pdf: 822644 bytes, checksum: cc2e3be1d3c7fa4947eae7f5edea3faf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-12-19T11:25:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MPSN16122025.pdf: 822644 bytes, checksum: cc2e3be1d3c7fa4947eae7f5edea3faf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-19T11:25:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MPSN16122025.pdf: 822644 bytes, checksum: cc2e3be1d3c7fa4947eae7f5edea3faf (MD5) Previous issue date: 2024-11-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectAutonomia femininapt_BR
dc.subjectJuventude no campopt_BR
dc.titleConstrução da autonomia das mulheres do campo: o caso do projeto “transformando realidades”pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Breno Henrique de-
dc.description.resumoA Educação do Campo é um dos caminhos trilhados para o fortalecimento da autonomia do jovem do campo. A partir disso foi abordado nesta pesquisa a temática de jovens mulheres e a sua permanência no âmbito rural e na agricultura familiar, combinando assim a problemática da construção da autonomia feminina. Desse modo, este trabalho analisou a contribuição do projeto Transformando Realidades: Juventude do Agreste e Curimataú Paraibano Cuidando da Biodiversidade, na cidade de Alagoa Nova- PB desenvolvido pela Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas da Paraíba (ACAJAMAN-PB) no desenvolvimento da autonomia feminina no campo, com o intuito de possibilitar a permanência dessas alunas em suas comunidades locais para desenvolver as habilidades que foram adquiridas. O tipo de pesquisa foi Exploratória/Descritiva, sendo ainda classificada como Estudo de Caso. A estratégia metodológica utilizada foi a coleta de dados em campo delineado na forma de levantamento simples, sendo desenvolvida uma análise de dados e estudos realizados em torno do projeto. A partir dos resultados, ficou claro que o objetivo de dar visibilidade e destacar as experiências de jovens mulheres na agricultura, contribuindo para sua autonomia, colaborando na formação de novos agricultores, é alcançado. Com isso, destacamos a importância da mulher no campo, a construção da sua autonomia, sua devida qualificação, como também a fomentação da sucessão na agricultura familiar gerida por mulheres.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPSN16122025.pdf803,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons