Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36928Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Barros, Cristina Santos de | - |
| dc.creator | Braga, Mary Kate de Barros | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-19T12:49:45Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-17 | - |
| dc.date.available | 2025-12-19T12:49:45Z | - |
| dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36928 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria Costa (mariaestela@cchsa.ufpb.br) on 2025-12-19T12:49:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CristinaSantosdeBarros_Monogr..pdf: 763303 bytes, checksum: c9303b708d464cf5e2e220ca254b9542 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-19T12:49:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CristinaSantosdeBarros_Monogr..pdf: 763303 bytes, checksum: c9303b708d464cf5e2e220ca254b9542 (MD5) Previous issue date: 2024-10-30 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | PIBID | pt_BR |
| dc.subject | Desafios na pandemia | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.title | Desafios e possibilidades formativas no Pibid no período da pandemia: O olhar de duas estudantes de pedagogia | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dutra, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6304265259642189 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1172008093619997 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo geral analisar os desafios e as possibilidades de formação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no período pandêmico. E como os objetivos específicos: identificar os desafios motivados pela pandemia, no contexto do Pibid e as estratégias utilizadas para superá-los e evidenciar os impactos da pandemia na formação inicial das pibidianas. Justifica-se o trabalho pela contribuição à compreensão da escola pública no contexto da Covid-19, na perspectiva dos desafios enfrentados e das possibilidades experimentadas para garantir a continuidade do atendimento às crianças do ciclo de alfabetização, bem como a formação inicial dos pibidianos, enquanto futuros profissionais da educação. O Subprojeto de Alfabetização, da Universidade Federal da Paraíba, Campus III, foi desenvolvido com crianças de 1° e 2° anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Xavier Júnior em Bananeiras/PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação do tipo participante, cujos procedimentos metodológicos privilegiam os relatórios parciais e finais, as fotografias e os textos produzidos para os eventos acadêmicos. Assim, foi elaborado questionário do tipo aberto, respondido de forma compartilhada pelas duas pesquisadoras, o que nos permitiu expressar opiniões e experiências de forma reflexiva. Primeiramente, selecionamos os dados correspondentes aos objetivos da pesquisa; em etapa posterior, os organizamos em quadros ilustrativos e em uma nuvem de palavras. As análises evidenciam que a transição para o ensino remoto não apresentou somente desafios, houve também oportunidades para inovar e aprimorar as práticas pedagógicas. A dedicação dos professores e das pibidianas para explorar as novas abordagens, revela que foi mantido o foco na continuidade do serviço da educação pública, primando pela qualidade, mesmo em circunstâncias adversas. Esta experiência preparou as futuras docentes para os desafios educacionais, demonstrando que, mesmo em tempos difíceis, é possível encontrar formas criativas para desenvolver a prática docente. Ante as dificuldades postas, tivemos oportunidades de crescimento e inovação na formação. A pesquisa ainda revelou que a experiência foi crucial ao desenvolvimento das nossas habilidades tecnológicas e dos conhecimentos na área da alfabetização, impulsionando a criatividade e os saberes da profissão, se mostrando valiosa para a futura atuação profissional. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CristinaSantosdeBarros_Monogr..pdf | 745,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
