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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNicácio, Maria Fernanda Evaristo-
dc.date.accessioned2025-12-19T15:19:31Z-
dc.date.available2025-10-20-
dc.date.available2025-12-19T15:19:31Z-
dc.date.issued2025-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36945-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Costa (mariaestela@cchsa.ufpb.br) on 2025-12-19T15:19:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MariaFernadaEvaristoNicacio_Monogr..pdf: 744039 bytes, checksum: 238522e1a545b958b65450ab9b1ba06d (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática Educativapt_BR
dc.titleInterfaces entre formação docente e prática educativa na educação de jovens e adultos de municípios do brejo paraibanopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Helen Halinne Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3392172936390773pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2198232210636412pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo a teve como proposta discutir as relações entre formação docente e prática educativa na modalidade da Educação de Jovens e Adultos nos municípios pesquisados do Brejo Paraibano. Partimos da premissa de que a formação inicial e continuada de educadores da EJA assume papel relevante no campo da prática educativa, pois permite a contextualização dos conteúdos, o desenvolvimento de metodologias de ensino baseadas nas realidades, necessidades e interesses de seus estudantes, e, por consequência, a busca por horizontes de liberdade e emancipação para esses sujeitos. Nesse sentido, o estudo teve por objetivo refletir e analisar as interfaces/relações entre formação (inicial e continuada) e a prática educativa implementada por educadores da EJA do brejo paraibano, observando seus desafios e suas possibilidades. Para discutir o tema, recorreu-se a estudos bibliográficos baseados em autores como Antônio Nóvoa, Di Pierro, Miguel Arroyo, Paulo Freire, Sérgio Haddad entre outros autores que refletem a temática estudada. O tipo de investigação adotada foi de abordagem qualitativa e utilizou a entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta de dados, realizada com cinco profissionais da educação de municípios diferentes, que atuam na Educação de Jovens e Adultos do brejo paraibano. Os resultados indicaram que é inexistente ou precária a formação inicial e continuada oferecida na região. Nos depoimentos dos participantes ficou claro que quando ela é ofertada, não atende as expectativas e demandas da modalidade em questão, por serem generalistas e descontextualizadas das necessidades de seus estudantes. Também ficou evidente que há o interesse dos educadores da EJA, já atuantes na área, de participarem dessas formações específicas para a modalidade, por acreditarem na necessidade de adequarem suas práticas pedagógicas à realidade dos seus educandos, com o propósito de contribuírem com a diminuição dos índices de evasão e propiciarem, para eles, uma educação libertadora, humana e emancipadora. A conclusão a que chegamos é a de que é fundamental e urgente a ampliação de políticas públicas de formação docente para EJA, que contemplem as especificidades desta modalidade, se se quer impactar a prática educativa nesta modalidade e, por sua vez, garantir por meio dela, aos sujeitos da EJA, para além do direito à educação, outros direitos, como o da dignidade humana, entre outros direitos humanos básicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

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