Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3695Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rocha, Rosecleide Oliveira da | - |
| dc.date.accessioned | 2018-03-09T12:58:20Z | - |
| dc.date.available | 2013-10-02 | - |
| dc.date.available | 2018-03-09T12:58:20Z | - |
| dc.date.issued | 2013-08-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3695 | - |
| dc.description.abstract | The affection is as rolling element in the formation of the subject and is established with greater emphasis on childhood, acting as a major factor in the construction of her relationship with their environment, this process involving organic phenomena, psychological and social. Therefore, this research aimed to investigate the importance of affectivity in the teaching and learning of early childhood education, especially with regard to the interaction between the teacher, student and or parent / guardian. We sought to investigate by means of a quantitative-approach, which mechanisms used to accomplish this interaction. From the data collection analyzing the perception of each group investigated through the records (in the field diary) of participant observations, interviews and questionnaires. The present study sought to highlight the need to promote a comprehensive educational practice and humanistic binds the family, especially equipping it so that it can corroborate qualitatively in the educational process. The results show that there is still a large gap to be filled to allow the integration of family and school teachers and guardians need to establish, in accordance with the specifics of their realities, mechanisms that enable the dialogue between them, promoting understanding the affective component as crucial to the child's learning, according to the specificities of each context and reality. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-09T12:58:20Z No. of bitstreams: 1 ROR02102013.pdf: 722633 bytes, checksum: cf19c582ff6ea659d42aac51f8bcea3b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-09T12:58:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROR02102013.pdf: 722633 bytes, checksum: cf19c582ff6ea659d42aac51f8bcea3b (MD5) Previous issue date: 2013-08-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Afetividade | pt_BR |
| dc.subject | Professor | pt_BR |
| dc.subject | Aluno - educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Learning | pt_BR |
| dc.title | A afetividade no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Assis, Cristiane Sousa de | - |
| dc.description.resumo | A afetividade constitui-se como elemento evolutivo na formação do sujeito e se estabelece com maior ênfase na infância, atuando como fator preponderante na construção da relação dela com o seu meio, envolvendo nesse processo fenômenos orgânicos, psíquicos e sociais. Diante disso, a pesquisa objetivou investigar a importância da afetividade nos processos de ensino e de aprendizagem da Educação Infantil, especialmente no que se refere à interação entre o professor, aluno e ou pais/responsável. Buscou-se investigar por meio de uma abordagem quantiqualitativa, quais mecanismos utilizados para efetivar essa interação. A partir da coleta de dados analisando a percepção de cada grupo investigado através dos registros (no diário de campo) das observações participante, entrevistas e questionários. O presente estudo procurou evidenciar a necessidade de promover uma prática educativa integral e humanística vincula a família, sobretudo instrumentalizando-a para que a mesma possa corroborar qualitativamente no processo educativo. Os resultados obtidos revelam que ainda existe uma grande lacuna a ser preenchida para permitir a integração da família na escola e que professores e responsáveis precisam estabelecer, de acordo com as especificidades de suas realidades, mecanismos que possibilitem o diálogo permanente entre eles, promovendo a compreensão do componente afetivo como determinante para a aprendizagem da criança, de acordo com as especificidades e realidade de cada contexto. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ROR02102013.pdf | 705,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
