Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36964| Tipo: | TCC |
| Título: | Arte, mudança ideacional e paz: o trabalho da Liga Acadêmica de Estudos para Paz e Análise de Conflitos (LEPAC) na Escola Municipal Leonel Brizola |
| Autor(es): | Lima, Gabriela Nunes Gomes Cazuza de |
| Primeiro Orientador: | Baccarini, Mariana |
| Resumo: | O presente trabalho explorou dois campos teóricos da ciência política – Mudança Institucional e Estudos para Paz – a fim de relacioná-los por meio da arte, com o objetivo de analisar o papel das ideias na mudança institucional e como estas podem ser influenciadas pela arte para a construção da paz. Posteriormente, o artigo explora um estudo de caso sobre a Liga Acadêmica de Estudos para Paz e Análise de Conflitos e seu trabalho numa escola municipal em João Pessoa, capital da Paraíba. Para a base teórica, o projeto utilizou uma metodologia qualitativa e interpretativa por meio de uma revisão de literatura específica para cada campo e unindo seus conceitos. Os dados para o estudo de caso foram coletados por meio de observação participante não participante e de entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa demonstra que os dois campos estão consideravelmente conectados, principalmente ao analisar conceitos como “transformação de conflito”, “mudança social”, “mudança ideacional”, “paz” e “violência estrutural”. Como resultado, o trabalho indica a notável relação da arte como instrumento para impacto das ideias, causando uma mudança institucional em direção à construção da paz e analisa essa teoria nas práticas voluntárias da Liga. |
| Abstract: | This study explores two theoretical fields in the political science – Institutional Change and Peace Studies – to connect them through art, with the aim of analyzing the role of ideas in institutional change and how they can be influenced by art for peacebuilding. Subsequently, the article explores a case study of the Academic League for Peace Studies and Conflict Analysis and its work at a municipal school in João Pessoa, the capital of Paraíba. For the theoretical basis, the project used a qualitative and interpretative methodology through a literature review specific to each field and combining their concepts. Data for the case study were collected through non-participant participant observation and semi-structured interviews. The research demonstrates that the two fields are significantly connected, particularly when analyzing concepts such as "conflict transformation," "social change," "ideational change," "peace," and "structural violence." As a result, the work highlights the remarkable relationship of art as an instrument for the impact of ideas, causing an institutional shift toward peacebuilding, and analyzes this theory in the League's voluntary practices. |
| Palavras-chave: | Arte Mudança ideacional Paz Violência Ideias para mudança institucional |
| CNPq: | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Relações Internacionais |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36964 |
| Data do documento: | 5-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Relações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GNGCL03122025.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
