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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36986| Tipo: | TCC |
| Título: | Competência informacional do bibliotecário como social media |
| Autor(es): | Freires, Leogilson Alves |
| Primeiro Orientador: | Brito, Rosa Zuleite Lima de |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a competência informacional do bibliotecário na atuação como social media, considerando os desafios e as possibilidades que emergem da convergência entre a Biblioteconomia e a comunicação digital. A proposta parte da compreensão de que o profissional da informação, tradicionalmente vinculado a espaços físicos como bibliotecas e centros de documentação, tem ampliado seu campo de atuação em decorrência das transformações tecnológicas e sociais, assumindo novas funções em ambientes virtuais e nas redes sociais digitais. A competência informacional é entendida, neste contexto, como a capacidade de identificar, localizar, avaliar, organizar, produzir e comunicar informações de maneira ética e eficaz. Essas habilidades, essenciais ao exercício da Biblioteconomia, são cada vez mais requisitadas nos ambientes digitais, onde a informação circula de maneira acelerada, fragmentada e, muitas vezes, descontextualizada. O bibliotecário, ao assumir a função de social media, passa a atuar na curadoria, validação e disseminação de conteúdos informacionais, promovendo o acesso à informação confiável e contribuindo para a formação crítica dos usuários. O estudo propõe refletir sobre como essas competências são aplicadas no gerenciamento de redes sociais institucionais, especialmente de bibliotecas e centros culturais, e de que forma o bibliotecário pode utilizar essas plataformas para ampliar o alcance dos serviços informacionais e fomentar o engajamento com os públicos diversos. Além disso, são abordadas as estratégias de comunicação adotadas por bibliotecários nas redes sociais, a produção de conteúdo digital com valor informacional, a mediação da leitura em ambientes virtuais e a construção da imagem institucional nas plataformas digitais. A partir da análise de práticas e experiências bem-sucedidas, o trabalho evidencia que o bibliotecário, ao se apropriar das ferramentas de marketing digital e ao desenvolver uma postura comunicativa ativa, pode fortalecer o papel social das bibliotecas e atuar como agente de transformação na sociedade da informação. As redes sociais se configuram, assim, como ambientes privilegiados para a promoção da leitura, da inclusão informacional e da cidadania digital, reforçando o compromisso ético do profissional com a democratização do conhecimento. A pesquisa também destaca a importância da formação continuada e da capacitação técnica dos bibliotecários para o uso estratégico das mídias digitais. São discutidos aspectos como planejamento de conteúdo, análise de métricas, engajamento de públicos, gestão de reputação e uso de linguagem acessível, todos elementos que fazem parte da atuação do social media e que exigem competências alinhadas à Biblioteconomia. Em síntese, este trabalho contribui para o reconhecimento das redes sociais como espaços legítimos de atuação profissional para o bibliotecário e defende a valorização da competência informacional como eixo estruturante dessa atuação. Ao ocupar o espaço digital com responsabilidade, criatividade e conhecimento técnico, o bibliotecário amplia sua presença na sociedade e reafirma seu papel como mediador qualificado da informação. |
| Abstract: | This study aims to analyze the informational competence of librarians in their role as social media professionals, considering the challenges and opportunities that arise from the convergence of Librarianship and digital communication. The proposal is based on the understanding that the information professional, traditionally associated with physical spaces such as libraries and documentation centers, has expanded their field of activity due to technological and social transformations, taking on new roles in virtual environments and on digital social networks. Informational competence is understood in this context as the ability to identify, locate, evaluate, organize, produce, and communicate information ethically and effectively. These skills, essential to the practice of Librarianship, are increasingly required in digital environments where information circulates rapidly, fragmented, and often out of context. When acting as a social media professional, the librarian plays a key role in curating, validating, and disseminating informational content, promoting access to reliable information and contributing to users' critical development. This study reflects on how these competencies are applied in the management of institutional social networks, especially those of libraries and cultural centers, and how librarians can use these platforms to expand the reach of informational services and foster audience engagement. It also addresses the communication strategies adopted by librarians on social networks, the production of digital content with informational value, the mediation of reading in virtual environments, and the construction of institutional image in digital platforms. Based on the analysis of successful practices and experiences, the study shows that librarians, when adopting digital marketing tools and developing an active communicative stance, can strengthen the social role of libraries and act as agents of transformation in the information society. Social networks thus become privileged environments for the promotion of reading, informational inclusion, and digital citizenship, reinforcing the ethical commitment of the profession to the democratization of knowledge. The research also highlights the importance of continuous education and technical training for librarians in the strategic use of digital media. Topics such as content planning, metrics analysis, audience engagement, reputation management, and the use of accessible language are discussed—elements that are part of the social media role and require competencies aligned with Librarianship. In summary, this work contributes to the recognition of social networks as legitimate spaces for professional librarian practice and advocates for the appreciation of informational competence as a structuring axis of this performance. By occupying digital spaces with responsibility, creativity, and technical knowledge, the librarian expands their presence in society and reaffirms their role as a qualified information mediator. |
| Palavras-chave: | Bibliotecário Bibliotecário de mídias sociais Competência em informação Mídias digitais Social media |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36986 |
| Data do documento: | 7-Nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
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