Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36988| Tipo: | TCC |
| Título: | Representatividade dos assistentes virtuais em bibliotecas universitárias federais da região Nordeste do Brasil |
| Autor(es): | Lopes, Edna Soares |
| Primeiro Orientador: | Nascimento, Genoveva Batista do |
| Resumo: | As bibliotecas universitárias, especialmente as existentes em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), desempenham papel fundamental no suporte à comunidade acadêmica e nesse ambiente, os assistentes virtuais surgem como auxiliares que podem automatizar o atendimento inicial, orientar os usuários e facilitar o acesso a informações de maneira rápida e eficiente. Objetiva realizar um levantamento da representatividade dos assistentes virtuais nas bibliotecas das Universidades Federais da região Nordeste do Brasil. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório, se utilizando da abordagem qualitativa para análise dos dados. Os resultados revelam que embora os assistentes virtuais tenham um potencial de facilitar na mediação da informação, a sua implementação ainda é escassa no atual cenário das universidades federais da região Nordeste. Conclui-se que, é necessária uma combinação de avanços tecnológicos, capacitação contínua dos profissionais aliado com manutenção dessas ferramentas, bem como de investimento institucional consistente. |
| Abstract: | University libraries, especially those in Federal Higher Education Institutions (IFES), play a fundamental role in supporting the academic community. In this environment, virtual assistants emerge as helpers who can automate initial service, guide users, and facilitate access to information quickly and efficiently. The objective is to conduct a survey of the representativeness of virtual assistants in the libraries of Federal Universities in the Northeast region. Methodologically, it is characterised as a descriptive and exploratory research, using a qualitative approach for data analysis. The results reveal that although virtual assistants have the potential to facilitate information mediation, their implementation is still scarce in the current scenario of federal universities in the Northeast region. It is concluded that a combination of technological advances, continuous training of professionals combined with maintenance of these tools, as well as consistent institutional investment is necessary. |
| Palavras-chave: | Bibliotecas universitárias Assistentes virtuais em bibliotecas Universidades federais da região Nordeste - Brasil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36988 |
| Data do documento: | 7-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ESL27112025.pdf | 765,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
