Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36988
Tipo: TCC
Título: Representatividade dos assistentes virtuais em bibliotecas universitárias federais da região Nordeste do Brasil
Autor(es): Lopes, Edna Soares
Primeiro Orientador: Nascimento, Genoveva Batista do
Resumo: As bibliotecas universitárias, especialmente as existentes em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), desempenham papel fundamental no suporte à comunidade acadêmica e nesse ambiente, os assistentes virtuais surgem como auxiliares que podem automatizar o atendimento inicial, orientar os usuários e facilitar o acesso a informações de maneira rápida e eficiente. Objetiva realizar um levantamento da representatividade dos assistentes virtuais nas bibliotecas das Universidades Federais da região Nordeste do Brasil. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório, se utilizando da abordagem qualitativa para análise dos dados. Os resultados revelam que embora os assistentes virtuais tenham um potencial de facilitar na mediação da informação, a sua implementação ainda é escassa no atual cenário das universidades federais da região Nordeste. Conclui-se que, é necessária uma combinação de avanços tecnológicos, capacitação contínua dos profissionais aliado com manutenção dessas ferramentas, bem como de investimento institucional consistente.
Abstract: University libraries, especially those in Federal Higher Education Institutions (IFES), play a fundamental role in supporting the academic community. In this environment, virtual assistants emerge as helpers who can automate initial service, guide users, and facilitate access to information quickly and efficiently. The objective is to conduct a survey of the representativeness of virtual assistants in the libraries of Federal Universities in the Northeast region. Methodologically, it is characterised as a descriptive and exploratory research, using a qualitative approach for data analysis. The results reveal that although virtual assistants have the potential to facilitate information mediation, their implementation is still scarce in the current scenario of federal universities in the Northeast region. It is concluded that a combination of technological advances, continuous training of professionals combined with maintenance of these tools, as well as consistent institutional investment is necessary.
Palavras-chave: Bibliotecas universitárias
Assistentes virtuais em bibliotecas
Universidades federais da região Nordeste - Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36988
Data do documento: 7-Out-2025
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESL27112025.pdf765,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons