Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36997| Tipo: | Tese |
| Título: | Transparência da informação: uma análise dos Institutos Federais de Educação classificados a partir do índice de omissão da informação pública |
| Autor(es): | Morais, Luciana Silva de |
| Primeiro Orientador: | Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de |
| Resumo: | No contexto organizacional brasileiro, onde órgãos e entidades públicas, no Brasil, devem aten-der às diretrizes da Lei de Acesso à Informação e à transparência ativa, é um dever obrigatório o fortalecimento da cultura informacional, uma vez que esta viabiliza o indispensável acesso em rede a um grande número de pessoas da sociedade. Esta tese tem como objetivo analisar as causas associadas à opacidade da transparência da informação pública nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, classificados a partir do índice de omissão da informação pública. Assim, o problema de pesquisa que guia este estudo é: quais as causas que geram a opacidade nos Institutos Federais de Educação do Brasil na aplicação da transparência ativa? Partiu-se da hipótese de que as instituições públicas frequentemente negligenciam ou desconhecem as diretrizes da Transparência Ativas da informação. Diante desse cenário, foram escolhidos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para identificar as lacunas existentes na transparência da informação, visando contribuir com diretrizes que favoreçam o acesso democrático à informação pública. Para isso, foram analisados os portais eletrônicos oficiais desses Institutos segundo as orientações estabelecidas pelo Guia da Transparência Ativa e, também, verificou-se em que medida os elementos constitutivos da cultura informacional dessas Instituições representam obstáculos à consecução da Transparência Ativa da Informa-ção. Na dimensão metodológica, esta pesquisa é classificada como explicativa, de abordagem qualitativa e estruturada no estudo de caso múltiplo. Como procedimentos de coleta de dados, foram utilizados a observação direta dos cinco sites institucionais dos Institutos selecionados e uma entrevista semiestruturada com as Autoridades de Monitoramento da Lei de Acesso à In-formação. Os dados obtidos na investigação foram tratados e interpretados a partir da aplicação da técnica de análise de conteúdo, seguindo cinco categorias centrais: transparência ativa; ética e formalidade; monitoramento e controle; compartilhamento e comunicação; competência. Os resultados encontrados demonstram que as causas que inviabilizam o cumprimento da Trans-parência Ativa estão relacionadas ao contexto estrutural institucional, ao modelo de gestão in-formacional, à ausência de aprimoramento de recursos tecnológicos, à falta de competência e, principalmente, a problemas relacionados à cultura informacional. Concluiu-se que os elementos que compõem a cultura informacional devem ser vistos de maneira indissociável na gestão contínua de informações, a fim de alcançar propósitos organizacionais, como mudanças nos indicadores de opacidade da informação nos sites institucionais. Isso porque, embora a impor-tância da transparência da informação seja amplamente reconhecida — tanto pela sociedade quanto no ambiente organizacional —, ela se fragiliza quando, na prática, não há comporta-mentos que reflitam esse conhecimento e essas diretrizes. Da mesma forma, se não houver um fluxo formal para a transparência, aliado à gestão da informação, normativas internas, capaci-tações que aprimorem o conhecimento, recursos tecnológicos eficientes e um ambiente favorá-vel ao desenvolvimento de comportamentos alinhados a esse propósito, a transparência infor-macional torna-se apenas teórica — sem concretização prática, implementação real ou efetivi-dade no cotidiano organizacional. Nesse sentido, a proposta de diretrizes apresentada e defen-dida nesta tese é primordial para o aperfeiçoamento da transparência e para a mitigação da opacidade informacional. |
| Abstract: | In the brazilian organizational context, where public bodies and entities in Brazil must comply with the guidelines of the Law on Access to Information and active transparency, it is an oblig-atory duty to strengthen the information culture, since this enables the indispensable network access to a large number of people in society. The aim of this thesis is to analyze the causes associated with the opacity of transparency of public information in Brazil's Federal Institutes of Education, Science and Technology, classified according to the public information omission index. Thus, the research problem guiding this study is: what are the causes of opacity in Brazil's Federal Institutes of Education in the application of active transparency? It was based on the hypothesis that public institutions often neglect or are unaware of the guidelines of Active Transparency of Information. Given this scenario, the Federal Institutes of Education, Science and Technology were chosen to identify the existing gaps in information transparency, with a view to contributing to guidelines that favor democratic access to public information. To this end, the official electronic portals of these Institutes were analyzed according to the guidelines established by the Active Transparency Guide and it was also checked to what extent the ele-ments that make up the information culture of these Institutions represent obstacles to achieving Active Information Transparency. In terms of methodology, this research is classified as ex-planatory, with a qualitative approach and structured as a multiple case study. Data collection procedures included direct observation of the five institutional websites of the selected institutes and a semi-structured interview with the Monitoring Authorities of the Access to Information Law. The data obtained in the investigation was treated and interpreted using the content anal-ysis technique, following five central categories: active transparency; ethics and formality; monitoring and control; sharing and communication; and competence.The results show that the causes that make compliance with Active Transparency unfeasible are related to the institutional structural context, the information management model, the lack of improvement in technolog-ical resources, the lack of competence and, above all, problems related to information culture. It was concluded that the elements that make up the information culture must be seen in an inseparable way in the continuous management of information, in order to achieve organiza-tional purposes, such as changes in the indicators of information opacity on institutional web-sites. This is because, although the importance of information transparency is widely recognized- both by society and in the organizational environment - it is weakened when, in practice, there is no behaviour that reflects this knowledge and these guidelines. In the same way, if there is no formal flow for transparency, combined with information management, internal regulations, training that improves knowledge, efficient technological resources and an environment con-ducive to the development of behaviors aligned with this purpose, information transparency becomes only theoretical - without practical concretion, real implementation or effectiveness in everyday organizational life. In this sense, the proposed guidelines presented and defended in this thesis are essential for improving transparency and mitigating informational opacity. |
| Palavras-chave: | Transparência ativa da informação Omissão da informação pública Lei de Acesso à Informação Acesso à informação Cultura informacional Active transparency of information Omission of public information Law of Access to Information Access to information Information culture |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36997 |
| Data do documento: | 30-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LucianaSilvaDeMorais_Tese.pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
