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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36999
Tipo: TCC
Título: Metodologias ágeis na administração pública: um estudo exploratório na Secretaria de Educação de João Pessoa (SEDEC)
Autor(es): Lima Junior, Ademir Cabral de
Primeiro Orientador: Silva, Carla Calixto da
Resumo: Este trabalho analisou a aplicabilidade da gestão ágil como estratégia de inovação na Secretaria de Educação de João Pessoa (SEDEC), identificando seus potenciais benefícios e limitações para a melhoria da gestão pública. Especificamente, buscou-se: a) identificar o nível de conhecimento e percepção dos servidores sobre metodologias ágeis e suas práticas; b) avaliar a percepção dos servidores acerca da organização atual do trabalho e das possibilidades de adoção de práticas ágeis na SEDEC; e c) analisar as barreiras percebidas e os recursos necessários para a implementação da gestão ágil na instituição. A pesquisa, de caráter quali-quanti, teve como objetivo compreender as percepções dos servidores sobre a organização do trabalho e as possibilidades de adoção de metodologias ágeis, diante das limitações do modelo burocrático. Para tal, aplicou-se um questionário composto por 23 questões (20 objetivas e 3 subjetivas), permitindo identificar o nível de conhecimento e a percepção dos servidores. Os resultados indicaram que, embora parte do público ainda desconheça o tema, existe predisposição para a adoção de metodologias ágeis, o que reforça a necessidade de ações de sensibilização e capacitação para ampliar sua aceitação e aplicação na SEDEC. Nesse contexto, 81,8% dos respondentes demonstraram receptividade significativa às práticas ágeis, com destaque para a disposição em participar de capacitações. Evidenciou-se que ferramentas como Scrum e Kanban podem contribuir para superar barreiras relacionadas à comunicação, à centralização das decisões e à rigidez administrativa, favorecendo maior integração e eficiência nos processos. Conclui-se que a implementação gradual dessas práticas, especialmente em setores mais receptivos e com o apoio da alta liderança, pode mitigar resistências e fortalecer a inovação, promovendo avanços na qualidade dos serviços educacionais.
Abstract: This study analyzed the applicability of agile management as an innovation strategy in the Municipal Department of Education of João Pessoa (SEDEC), identifying its potential benefits and limitations for improving public management. Specifically, it aimed to: a) identify the level of knowledge and perception of public servants regarding agile methodologies and their practices; b) assess the perception of public servants about the current organization of work and the possibilities of adopting agile practices within SEDEC; and c) analyze the perceived barriers and the resources required for the implementation of agile management in the institution. The research, of a qualitative- quantitative nature, sought to understand the perceptions of public servants about work organization and the possibilities of adopting agile methodologies in light of the limitations of the bureaucratic model. To this end, a questionnaire composed of 23 questions (20 closed-ended and 3 open-ended) was applied, enabling the identification of the level of knowledge and perceptions of the respondents. The results indicated that, although part of the participants are still unfamiliar with the subject, there is a predisposition toward the adoption of agile methodologies, which highlights the need for awareness-raising and training actions to increase their acceptance and application at SEDEC. In this context, 81.8% of the respondents demonstrated significant receptiveness to agile practices, particularly in their willingness to participate in training programs. It was evidenced that tools such as Scrum and Kanban can help overcome barriers related to communication, decision-making centralization, and administrative rigidity, fostering greater integration and efficiency in processes. It is concluded that the gradual implementation of these practices, especially in more receptive sectors and with the support of top management, can mitigate resistance and strengthen innovation, thereby promoting advances in the quality of educational services.
Palavras-chave: Gestão pública
Inovação
Metodologias ágeis
Educação
João Pessoa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36999
Data do documento: 26-Set-2025
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Bacharelado em Gestão Pública

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