Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ruan Amunike Bezerril da-
dc.date.accessioned2025-12-23T15:10:24Z-
dc.date.available2025-10-20-
dc.date.available2025-12-23T15:10:24Z-
dc.date.issued2025-10-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37024-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Costa (mariaestela@cchsa.ufpb.br) on 2025-12-23T15:10:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RuanAmunikeBezerrildaSilva_Monogr..pdf: 552709 bytes, checksum: 0a82d4efeda14bf7a8b3b2681875a2a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-23T15:10:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RuanAmunikeBezerrildaSilva_Monogr..pdf: 552709 bytes, checksum: 0a82d4efeda14bf7a8b3b2681875a2a6 (MD5) Previous issue date: 2025-10-09en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em Administraçãopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integral Técnicapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleEducação em administração no ensino médio técnico: um estudo com professores de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Murilo Gabriel da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0011341574524971pt_BR
dc.description.resumoEm um cenário de reestruturação educacional imposto pelo Novo Ensino Médio (NEM), a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) assumiu um papel central na formação de jovens, visando o desenvolvimento de competências para a vida e o mercado de trabalho. O presente estudo objetivou analisar as contribuições do ensino de Administração na formação de jovens do ensino médio, a partir das percepções de professores de base técnica que atuam nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) da Paraíba. A pesquisa buscou, especificamente, analisar a relevância da Administração no desenvolvimento de competências transversais (OE 1) e examinar a influência da formação e dos desafios do professor na aplicação de práticas inovadoras (OE 3). A metodologia adotada foi a qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, utilizando o roteiro de entrevista semiestruturado como principal instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados 08 (oito) professores, cujas falas foram submetidas à análise de conteúdo e codificadas com base nos objetivos específicos do estudo. Os resultados revelaram que o ensino de Administração é percebido como uma formação essencial para a vida adulta, capaz de fornecer uma visão sistêmica e de tomada de decisão, e de desenvolver competências cruciais como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a comunicação interpessoal. O fomento de competências transversais é integrado por meio de projetos práticos e simulações de negócios, onde o engajamento do aluno é elevado, validando o uso de metodologias ativas como fator primordial de aprendizado. Contudo, o estudo identificou desafios críticos, como a lacuna na formação pedagógica dos professores bacharéis, a limitação da infraestrutura, a carga horária apertada e os déficits de aprendizagem de base dos alunos. Por fim, o Programa Primeira Chance e a necessidade de formação continuada específica foram apontadas como as principais oportunidades para a consolidação do curso. Dessa forma, o estudo pode contribuir para a gestão educacional, transformando as demandas docentes em propostas de ação e indicando intervenções necessárias em infraestrutura e capacitação para garantir a efetivação do potencial transformador da EPT na vida dos jovens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RuanAmunikeBezerrildaSilva_Monogr..pdf539,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons