Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37024Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Ruan Amunike Bezerril da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-23T15:10:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-20 | - |
| dc.date.available | 2025-12-23T15:10:24Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37024 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria Costa (mariaestela@cchsa.ufpb.br) on 2025-12-23T15:10:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RuanAmunikeBezerrildaSilva_Monogr..pdf: 552709 bytes, checksum: 0a82d4efeda14bf7a8b3b2681875a2a6 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-23T15:10:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RuanAmunikeBezerrildaSilva_Monogr..pdf: 552709 bytes, checksum: 0a82d4efeda14bf7a8b3b2681875a2a6 (MD5) Previous issue date: 2025-10-09 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação em Administração | pt_BR |
| dc.subject | Competências | pt_BR |
| dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject | Escola Cidadã Integral Técnica | pt_BR |
| dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
| dc.title | Educação em administração no ensino médio técnico: um estudo com professores de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Murilo Gabriel da Costa | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0011341574524971 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Em um cenário de reestruturação educacional imposto pelo Novo Ensino Médio (NEM), a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) assumiu um papel central na formação de jovens, visando o desenvolvimento de competências para a vida e o mercado de trabalho. O presente estudo objetivou analisar as contribuições do ensino de Administração na formação de jovens do ensino médio, a partir das percepções de professores de base técnica que atuam nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) da Paraíba. A pesquisa buscou, especificamente, analisar a relevância da Administração no desenvolvimento de competências transversais (OE 1) e examinar a influência da formação e dos desafios do professor na aplicação de práticas inovadoras (OE 3). A metodologia adotada foi a qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, utilizando o roteiro de entrevista semiestruturado como principal instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados 08 (oito) professores, cujas falas foram submetidas à análise de conteúdo e codificadas com base nos objetivos específicos do estudo. Os resultados revelaram que o ensino de Administração é percebido como uma formação essencial para a vida adulta, capaz de fornecer uma visão sistêmica e de tomada de decisão, e de desenvolver competências cruciais como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a comunicação interpessoal. O fomento de competências transversais é integrado por meio de projetos práticos e simulações de negócios, onde o engajamento do aluno é elevado, validando o uso de metodologias ativas como fator primordial de aprendizado. Contudo, o estudo identificou desafios críticos, como a lacuna na formação pedagógica dos professores bacharéis, a limitação da infraestrutura, a carga horária apertada e os déficits de aprendizagem de base dos alunos. Por fim, o Programa Primeira Chance e a necessidade de formação continuada específica foram apontadas como as principais oportunidades para a consolidação do curso. Dessa forma, o estudo pode contribuir para a gestão educacional, transformando as demandas docentes em propostas de ação e indicando intervenções necessárias em infraestrutura e capacitação para garantir a efetivação do potencial transformador da EPT na vida dos jovens. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Administração | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Administração - CCHSA | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RuanAmunikeBezerrildaSilva_Monogr..pdf | 539,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
