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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37024
Tipo: TCC
Título: Educação em administração no ensino médio técnico: um estudo com professores de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba
Autor(es): Silva, Ruan Amunike Bezerril da
Primeiro Orientador: Silva, Murilo Gabriel da Costa
Resumo: Em um cenário de reestruturação educacional imposto pelo Novo Ensino Médio (NEM), a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) assumiu um papel central na formação de jovens, visando o desenvolvimento de competências para a vida e o mercado de trabalho. O presente estudo objetivou analisar as contribuições do ensino de Administração na formação de jovens do ensino médio, a partir das percepções de professores de base técnica que atuam nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) da Paraíba. A pesquisa buscou, especificamente, analisar a relevância da Administração no desenvolvimento de competências transversais (OE 1) e examinar a influência da formação e dos desafios do professor na aplicação de práticas inovadoras (OE 3). A metodologia adotada foi a qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, utilizando o roteiro de entrevista semiestruturado como principal instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados 08 (oito) professores, cujas falas foram submetidas à análise de conteúdo e codificadas com base nos objetivos específicos do estudo. Os resultados revelaram que o ensino de Administração é percebido como uma formação essencial para a vida adulta, capaz de fornecer uma visão sistêmica e de tomada de decisão, e de desenvolver competências cruciais como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a comunicação interpessoal. O fomento de competências transversais é integrado por meio de projetos práticos e simulações de negócios, onde o engajamento do aluno é elevado, validando o uso de metodologias ativas como fator primordial de aprendizado. Contudo, o estudo identificou desafios críticos, como a lacuna na formação pedagógica dos professores bacharéis, a limitação da infraestrutura, a carga horária apertada e os déficits de aprendizagem de base dos alunos. Por fim, o Programa Primeira Chance e a necessidade de formação continuada específica foram apontadas como as principais oportunidades para a consolidação do curso. Dessa forma, o estudo pode contribuir para a gestão educacional, transformando as demandas docentes em propostas de ação e indicando intervenções necessárias em infraestrutura e capacitação para garantir a efetivação do potencial transformador da EPT na vida dos jovens.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação em Administração
Competências
Novo Ensino Médio
Escola Cidadã Integral Técnica
Formação Docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37024
Data do documento: 9-Out-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração - CCHSA

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