Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Vitoria Regina Rodrigues da-
dc.date.accessioned2025-12-23T15:15:17Z-
dc.date.available2025-12-23T15:15:17Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37026-
dc.description.abstractDu point de vue théorique et pratique, le thème de cette recherche est important pour la gestion publique. Cependant, le sujet spécifique à investiguer dans cet article nécessite un examen plus approfondi. Après tout, il est nécessaire d'aller plus loin dans la compréhension de questions telles que le rôle de l'enseignement supérieur dans la promotion de l'esprit critique et dans la formation de gestionnaires publics plus autonomes et réfléchis. La méthodologie adoptée est mixte, combinant des approches quantitatives et qualitatives, au moyen de questionnaires appliqués aux étudiants. Grâce à l'analyse documentaire du projet pédagogique du cours (PPC) de l'UFPB en licence de gestion publique et à l'application de questionnaires aux étudiants, il a été possible d'identifier l'absence dans le programme obligatoire de sujets sociaux moins explorés, tels que le genre et les relations ethno-raciales. Les implications de cette étude soulignent la nécessité de mettre à jour le PPC du cours, ainsi que de développer une méthode d'évaluation plus cohérente concernant l'applicabilité et la formation des étudiants sur les thèmes sociaux.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-12-23T15:09:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VRRS23122025.pdf: 764104 bytes, checksum: 7972e249bbcf946929b4aae6fee32e51 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-12-23T15:15:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VRRS23122025.pdf: 764104 bytes, checksum: 7972e249bbcf946929b4aae6fee32e51 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-23T15:15:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VRRS23122025.pdf: 764104 bytes, checksum: 7972e249bbcf946929b4aae6fee32e51 (MD5) Previous issue date: 2025-09-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTemas sociaispt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.titleDesvendando o curriculo social: uma análise sobre a aplicação dos temas sociais na grade curricular do curso de Gestão Pública da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Joyce Amâncio de Aquino-
dc.description.resumoDo ponto de vista teórico e prático, o tema desta pesquisa é importante para a gestão pública. Todavia, em particular, o tópico a ser investigado neste artigo carece de maior aprofundamento. Afinal, é preciso avançar sobre o entendimento de questões como o papel da educação superior na promoção da criticidade e na construção de gestores públicos mais autônomos e pensantes. A metodologia adotada é mista, combinando abordagens quantitativas e qualitativas, por meio de questionários aplicados a discentes. Por meio da análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da UFPB no curso de Bacharelado em Gestão Pública e da aplicação de questionários aos discentes, foi possível identificar a ausência na grade curricular obrigatória de temáticas sociais menos exploradas, como gênero e relações étnico-raciais. As implicações deste estudo apontam para a necessidade de atualização de PPC do curso, bem como um método de avaliação mais consistente em relação a aplicabilidade e a formação dos discentes em Temas Sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Bacharelado em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VRRS23122025.pdf746,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons