Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37043
Tipo: TCC
Título: A participação dos conselhos municipais de educação da gestão de recursos públicos: estudo de caso na cidade de João Pessoa/PB
Autor(es): Barbosa, Gilvaneide Ferreira de Melo
Primeiro Orientador: Lima, Yure Silva
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo estudar os recursos financeiros que compõem o financiamento da educação básica, bem como os Conselhos Municipais existentes na Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de João Pessoa, no ano de 2010, cujos fins específicos foram identificar e quantificar os recursos que compõem o financiamento da educação, indicar os Conselhos Municipais de educação e apontar a forma de participação desses conselhos no âmbito do controle social. Procurou-se apresentar os discursos sobre a participação e controle social do Conselho Municipal como principal instrumento de participação popular. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental de legislações específicas, artigos, regimentos, atas, e entrevistas com as presidentes dos respectivos conselhos. Nesse contexto, observou-se que o financiamento da educação básica foi computado pelos recursos ordinários (próprios), transferências automáticas e voluntárias oriundas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio de diversos programas e transferência constitucional do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Destacaram-se também o Conselho Municipal de Educação (CME), o Conselho Municipal de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Conselho de Alimentação Escolar (CAE). A forma de participação popular ocorreu geralmente por representação dos membros dos conselhos de vários segmentos da sociedade, para fins de legitimação da aplicação de recursos públicos, cuja finalidade foi a de analisar prestação de contas e a de realizar reuniões periódicas e extraordinárias.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Financiamento da Educação
Gestão de recursos públicos.
Participação e controle social
Conselho Municipal de Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37043
Data do documento: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia
Lucena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFMB22012024.pdf248,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons