Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37066
Tipo: TCC
Título: Análise das estratégias de marketing político adotadas pelos políticos no município de Lagoa de Dentro - PB
Autor(es): Vieira, Luciana da Costa
Primeiro Orientador: Barrancos, Profª Drª Jacqueline E.
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo analisar as estratégias de marketing político adotada pelos políticos eleitos no último pleito das eleições municipais da cidade de Lagoa de Dentro – PB. A fim de sondar o nível de percepção que os políticos têm em relação ao assunto, e os tipos de estratégias que foram adotadas por esse público, a pesquisa adotou uma combinação de método exploratório/descritivo. O universo da pesquisa está constituído por todos os políticos eleitos no último pleito. Como instrumento de pesquisa foi aplicado um questionário fechado contendo 10 perguntas. No decorrer da aplicação da pesquisa, mostrou se relevante, em virtude de apontar as estratégias de marketing que os políticos utilizaram para projetar sua imagem perante a população. Hoje em dia, a adoção dessas ferramentas mercadologias se tornou essencial para estar mais próximo das necessidades da população, conseqüentemente para melhor atender seus clientes e saber que produtos ou serviços eles preferem. Mas, antes de tudo é importante perceber a diferença entre o marketing político e o marketing eleitoral, pois ainda existem pessoas que confundem os dois, mas eles são muito diferentes. Uma diferença bastante clara citada neste trabalho entre os dois termos é que, o marketing eleitoral é um serviço de venda enquanto marketing político é um serviço de pós venda. No universo pesquisado, os dados apontam que as estratégias de marketing adotadas pelos entrevistados aproximam-se consideravelmente ao marketing eleitoral.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Marketing estratégico
Políticos - Lagoa de Dentro/PB
Marketing político
Gestão estratégica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37066
Data do documento: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia
Mari

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCV24012024.pdf570,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons