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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37068
Tipo: Dissertação
Título: "Tudo que escrevo tem corpo" perspectivas interseccionais na lírica de Débora Gil Pantaleão
Autor(es): Silva, Isabela Cristina Gomes Ribeiro da
Primeiro Orientador: Marques, Moama Lorena de Lacerda
Resumo: Em nossos estudos sobre a lírica de autoria feminina realizada na Paraíba, temos feito investigações a respeito da recorrência da presença de um corpo feminino que registra questões políticas emergenciais da contemporaneidade, com destaque para aquelas reivindicadas pelo pensamento feminista. Essa inscrição apresenta uma reincidência considerável na poesia da escritora pessoense Débora Gil Pantaleão. Por isso, elegemos a poética de Pantaleão para compreender os modos como o corpo-poético, marcado por dissidências e alvo constante de violências, (re)age como instrumento de luta pela desestabilização de políticas de morte. Além disso, nessa luta, evoca e convoca outros corpos próximos ao seu por meio de uma solidariedade política. Nesse sentido, nosso objetivo é analisar a presença desse corpo, observando, a partir de marcas da interseccionalidade e da precariedade, como ele combate as opressões sofridas, bem como quais recursos estruturais e estilísticos são usados em sua elaboração. Em relação ao corpus, selecionamos os poemas “eu vou abandonar o exagero” (2018), “o beijo” (2023), “mas você é branca, amor” (2023), “VI” (2023) e “tudo que escrevo tem raça” (2024). No que se refere à fundamentação teórica, nos baseamos nos estudos de Audre Lorde (2020), Patrícia Hill Collins (2021), Kimberlé Crenshaw (2002), Judith Butler (2019), bell hooks (2018), bem como em autoras que se debruçam sobre a poesia brasileira de autoria feminina, a exemplo de Júlia Klien (2018) e Danielle Magalhães (2020). Em termos de resultado, constatamos que o registro do corpo físico e das suas intersecções promove um espaço poético para reverter o silenciamento, denunciar as violências e elaborar modos de resistências.
Abstract: In our studies on female-authored poetry in Paraíba, we have investigated the recurrence of the presence of a female body that records emerging political issues of contemporary times, with emphasis on those demanded by feminist thought. This inscription presents a considerable recurrence in the poetry of the writer from João Pessoa, Débora Gil Pantaleão. For this reason, we chose Pantaleão's poetry to understand the ways in which the poetic body, marked by dissent and a constant target of violence, (re)acts as an instrument of struggle to destabilize death policies. Furthermore, in this struggle, it evokes and summons other bodies close to its own through political solidarity. In this sense, our objective is to analyze the presence of this body, observing, based on marks of intersectionality and precariousness, how it combats the oppressions suffered, as well as which structural and stylistic resources are used in its elaboration. Regarding the corpus, we selected the poems “eu vou abandonar o exagero” (2018), “o beijo” (2023), “mas você é branca, amor” (2023), “VI” (2023), and “tudo que escrevo tem raça” (2024). Regarding the theoretical basis, we based ourselves on the studies of Audre Lorde (2020), Patrícia Hill Collins (2021), Kimberlé Crenshaw (2002), Judith Butler (2019), bell hooks (2018), as well as authors who focus on Brazilian poetry by female authors, such as Júlia Klien (2018) and Danielle Magalhães (2020). In terms of results, we found that the recording of the physical body and its intersections promotes a poetic space to reverse silencing, denounce violence, and develop modes of resistance.
Palavras-chave: Poesia paraibana
Escritora Débora Gil Pantaleão
Corpo-poético
Corpo
Interseccionalidade
Precariedade
Body
Intersectionality
Precariousness
Poetry from Paraíba
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37068
Data do documento: 3-Jul-2025
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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