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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSulpino, Célia Medeiros-
dc.date.accessioned2025-12-23T16:47:38Z-
dc.date.available2025-12-23T16:47:38Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37083-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.titleElementos para a gestão democrática na educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramalho , Rosângela Palhano-
dc.description.resumoA gestão democrática citada na Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional - 9394/96 foi uma conquista dos segmentos populares organizados, principalmente dos educadores. Entretanto, essa gestão ainda merece ser vista e executada de forma a atender as reais necessidades do seu público alvo - os alunos. A partir das diversas mobilizações sociais em busca de direitos, a educação brasileira vem conquistando melhoria em seus serviços, porém ainda está longe de se ter uma educação ideal, a de primeiro mundo, isto se dar por vários fatores, sobretudo por ainda existir características de poder autoritário pautado na ótica empresarial e de controle, deixando de se cumprir os princípios democráticos na constituição de 1988. Este tem como objetivo realizar estudos teóricos e refletir sobre a estrutura da gestão democrática com ênfase ao estilo de liderança, a comunicação e a qualidade dos serviços públicos enfatizando a gestão democrática educacional, buscando situar-se e compreender como se dá o processo no atendimento e a qualidade deste serviço, a metodologia se com a seleção de subsídios de autores e artigos científicos diversos já publicados sobre o tema bem como pesquisa e leitura bibliográfica analisando os fundamentos teóricos. Neste, enfatizou-se o papel das relações humanas e a administração de conflitos, a importância do conselho escolar bem como o projeto político pedagógico, temas estes considerados fundamentais para o fortalecimento das ações da escola e da gestão participativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia
Pombal

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