Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37083Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sulpino, Célia Medeiros | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-23T16:47:38Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-23T16:47:38Z | - |
| dc.date.issued | 2012-03-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37083 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2024-01-29T18:59:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CMS29012024.pdf: 475171 bytes, checksum: 17ac3b4e90882b8b7338b7b99ad6d333 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-12-23T16:47:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CMS29012024.pdf: 475171 bytes, checksum: 17ac3b4e90882b8b7338b7b99ad6d333 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-23T16:47:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CMS29012024.pdf: 475171 bytes, checksum: 17ac3b4e90882b8b7338b7b99ad6d333 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
| dc.subject | Relações humanas | pt_BR |
| dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
| dc.subject | Conselho escolar | pt_BR |
| dc.title | Elementos para a gestão democrática na educação | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ramalho , Rosângela Palhano | - |
| dc.description.resumo | A gestão democrática citada na Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional - 9394/96 foi uma conquista dos segmentos populares organizados, principalmente dos educadores. Entretanto, essa gestão ainda merece ser vista e executada de forma a atender as reais necessidades do seu público alvo - os alunos. A partir das diversas mobilizações sociais em busca de direitos, a educação brasileira vem conquistando melhoria em seus serviços, porém ainda está longe de se ter uma educação ideal, a de primeiro mundo, isto se dar por vários fatores, sobretudo por ainda existir características de poder autoritário pautado na ótica empresarial e de controle, deixando de se cumprir os princípios democráticos na constituição de 1988. Este tem como objetivo realizar estudos teóricos e refletir sobre a estrutura da gestão democrática com ênfase ao estilo de liderança, a comunicação e a qualidade dos serviços públicos enfatizando a gestão democrática educacional, buscando situar-se e compreender como se dá o processo no atendimento e a qualidade deste serviço, a metodologia se com a seleção de subsídios de autores e artigos científicos diversos já publicados sobre o tema bem como pesquisa e leitura bibliográfica analisando os fundamentos teóricos. Neste, enfatizou-se o papel das relações humanas e a administração de conflitos, a importância do conselho escolar bem como o projeto político pedagógico, temas estes considerados fundamentais para o fortalecimento das ações da escola e da gestão participativa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Biotecnologia Pombal | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CMS29012024.pdf | 464,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
