Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37084
Tipo: Tese
Título: Melancolia e [des]encontros: a poesia elegíaca de Joaquim Cardozo
Autor(es): Silva, Robson Nascimento da
Primeiro Orientador: Cintra, Elaine Cristina
Resumo: A presente pesquisa objetivou analisar a poesia de Joaquim Cardozo, especificamente o gênero elegíaco, que se apresenta de maneira recorrente em suas publicações, no intuito de discutir como o autor desenvolve o gênero, conferindo-lhe um aspecto autoral. Nesse sentido, propusemos analisar como a poesia elegíaca de Joaquim Cardozo se articula e/ou se diferencia da tradição do gênero na lírica moderna, bem como discutir como o gênero elegíaco assume um papel relevante na poesia de Cardozo; além disso, buscamos compreender como a elegia, forma da melancolia no gênero lírico, é construída na obra poética de Cardozo para indiciar os estados do sujeito moderno ocidental. As referidas conjecturas nos levaram a refletir no que tange ao ponto inicial que norteia a justificativa deste trabalho, pois engloba não apenas o seu aspecto de originalidade, que até então possui discussões raras e esparsas, mas também por tecer considerações acerca de um poeta relevante para a literatura brasileira do século XX e que, até então, não recebeu um devido olhar analítico às suas obras. Em conformidade, a escolha do gênero elegíaco como corpus desta pesquisa, deu-se pelo pressuposto de que Cardozo conseguiu introduzir na literatura brasileira moderna uma maneira singular de produzir elegias. Diante dessas considerações, este estudo pretende responder o seguinte questionamento: como Cardozo desenvolve o gênero elegíaco, modulando-lhe aspectos autorais que ampliam sua forma tradicional? Para isto, é preciso voltar-se ao modo como essas considerações se configuram esteticamente nos poemas do pernambucano, uma vez que ocorre não somente uma junção de gêneros, mas também um olhar atento, por exemplo, para uma revisão do gênero elegíaco na lírica brasileira. Dessa forma, esta investigação pretende ampliar os estudos críticos referentes à poesia elegíaca de Joaquim Cardozo, e compreender a relação que existe entre esse gênero e o seu teor de representatividade no surgimento do homem ocidental do século XX que se apresenta na poesia desse poeta pernambucano. Para fundamentar estas discussões, serão utilizados os estudos de Genette (2009; 1986), Jenny (1976), Hutcheon (1985); e para tratar sobre o gênero elegia, os estudos de Flores (2014), Lage (2010), Lesky (1995).
Abstract: The present research aimed to analyze the poetry of Joaquim Cardozo, specifically the elegiac genre, which appears recurrently in his publications, with the purpose of discussing how the author develops the genre, endowing it with an authorial character. In this regard, we proposed to examine how Joaquim Cardozo‘s elegiac poetry is articulated and/or distinguished from the tradition of the genre in modern lyric poetry, as well as to discuss how the elegiac genre assumes a relevant role in Cardozo‘s poetry. Furthermore, we sought to understand how the elegy, as a form of melancholy within the lyric genre, is constructed in Cardozo‘s poetic work to signal the states of the modern Western subject. These conjectures led us to reflect on the initial point that guides the justification of this study, as it encompasses not only its aspect of originality—which, until now, has been the subject of rare and scattered discussions— but also its contribution to critical considerations about a poet of significant relevance to XX century Brazilian literature who has, until now, received little analytical attention to his works. Accordingly, the choice of the elegiac genre as the corpus of this research was based on the premise that Cardozo managed to introduce into modern Brazilian literature a unique way of composing elegies. In light of these considerations, this study seeks to answer the following question: how does Cardozo develop the elegiac genre, shaping it with authorial features that expand its traditional form? To this end, it is necessary to examine how these considerations are aesthetically configured in the poems of the Pernambucan poet, since there occurs not only a blending of genres but also a careful attention, for instance, to a re-reading of the elegiac genre within Brazilian lyric poetry. Thus, this investigation intends to broaden critical studies on Joaquim Cardozo‘s elegiac poetry and to understand the relationship between this genre and its representative significance in portraying the emergence of the XX century Western man as it appears in the poetry of this Pernambucan author. To support these discussions, we draw on the studies of Genette (2009; 1986), Jenny (1976), Hutcheon (1985), and, in addressing the elegy, the works of Flores (2014), Lage (2010), and Lesky (1995).
RESUMEN La presente investigación tuvo como objetivo analizar la poesía de Joaquim Cardozo, específicamente el género elegíaco, que se presenta de manera recurrente en sus publicaciones, con el propósito de discutir cómo el autor desarrolla el género, dotándolo de un carácter autoral. En este sentido, nos propusimos examinar cómo la poesía elegíaca de Joaquim Cardozo se articula y/o se distingue de la tradición del género en la lírica moderna, así como debatir el papel relevante que el género elegíaco asume en la poesía de Cardozo. Asimismo, buscamos comprender cómo la elegía, como forma de la melancolía en el género lírico, se construye en la obra poética de Cardozo para señalar los estados del sujeto moderno occidental. Estas conjeturas nos llevaron a reflexionar sobre el punto de partida que orienta la justificación de este trabajo, ya que abarca no solo su aspecto de originalidad —que hasta ahora ha sido objeto de discusiones raras y dispersas—, sino también su aporte a las consideraciones críticas sobre un poeta de significativa relevancia para la literatura brasileña del siglo XX que, hasta el momento, no ha recibido la debida atención analítica a sus obras. En consecuencia, la elección del género elegíaco como corpus de esta investigación se dio bajo el supuesto de que Cardozo logró introducir en la literatura brasileña moderna una manera singular de componer elegías. A partir de estas consideraciones, este estudio busca responder la siguiente pregunta: ¿cómo desarrolla Cardozo el género elegíaco, modulándolo con rasgos autorales que amplían su forma tradicional? Para ello, es necesario examinar cómo estas consideraciones se configuran estéticamente en los poemas del poeta pernambucano, ya que se produce no solo una fusión de géneros, sino también una atención cuidadosa, por ejemplo, a una revisión del género elegíaco en la lírica brasileña. De esta manera, esta investigación pretende ampliar los estudios críticos sobre la poesía elegíaca de Joaquim Cardozo y comprender la relación que existe entre este género y su grado de representatividad en el surgimiento del hombre occidental del siglo XX que se manifiesta en la poesía de este autor pernambucano. Para fundamentar estas discusiones, se utilizarán los estudios de Genette (2009; 1986), Jenny (1976), Hutcheon (1985) y, para tratar el género elegíaco, los trabajos de Flores (2014), Lage (2010) y Lesky (1995).
Palavras-chave: Poesia brasileira moderna
Joaquim Cardozo
Elegia - Gênero
Literatura brasileira - Século XX.
Elegia
Melancolia
Modern Brazilian poetry
Elegy
Melancholy
Poesía brasileña moderna
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37084
Data do documento: 25-Jul-2025
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RobsonNascimentoDaSilva_Tese.pdf4,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RobsonNascimentoDaSilva_Tese_Ficha SIGAA.pdf2,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons