Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Edileide dos Santos-
dc.date.accessioned2018-03-12T22:57:29Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2018-03-12T22:57:29Z-
dc.date.issued2016-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3708-
dc.description.abstractIn this work we aim to investigate the possibilities and contributions of Dynamic Geometry of Geogebra software for the Study of Triangles in elementary school when compared to conventional approaches presented in textbooks. This is an exploratory research and also un research participant developed in a State school of elementary and high school in the city of Guarabira with a group of 8th year and their teacher regent. To achieve this goal first conducted a bibliographic study on the dynamic geometry and the study of triangles, then select textbook exercises used by the reference school and adapt these exercises to be applied to the Geogebra software and finally perform a didactic intervention in school where we develop the adapted activity and analyze together with the teacher the viability of the proposal. Given the survey, noted that the math teacher and the students did not know the dynamic geometry software GeoGebra, but familiarized themselves easily with the application. The review of literature confirmed about the possibilities and contributions of Dynamic Geometry for the study of geometry and the activities proposed in class was perceived motivation of the students in the study of triangles. From the movements made in the triangles in Geogebra they managed to make their own analysis of the issues addressed and about. The teacher, despite of following the approaches the textbook realized the contribution of software for teaching and learning the study of triangles and theirs properties.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-12T22:57:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ESA11072016.pdf: 2590601 bytes, checksum: 7dcf3904d9306a16735aa58a0492ed24 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-12T22:57:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ESA11072016.pdf: 2590601 bytes, checksum: 7dcf3904d9306a16735aa58a0492ed24 (MD5) Previous issue date: 2016-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGeometria Dinâmicapt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectPropriedades dos triângulospt_BR
dc.subjectDynamic Geometrypt_BR
dc.subjectProperties of trianglespt_BR
dc.titleA geometria dinâmica no estudo e classificação dos triângulos: adaptando exercícios do livro didático e construindo atividades com o GeoGebrapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Cibelle de Fátima Castro de-
dc.description.resumoNeste trabalho temos como objetivo investigar as possibilidades e contribuições da Geometria Dinâmica do software Geogebra para o Estudo dos Triângulos no Ensino Fundamental quando comparadas as abordagens convencionais apresentadas nos livros didáticos. Trata-se de uma pesquisa exploratória e do tipo pesquisa participante desenvolvida em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio situada na cidade de Guarabira com uma turma de 8o ano e a respectiva professora regente. Para alcançarmos tal objetivo primeiramente realizamos um levantamento bibliográfico sobre a Geometria Dinâmica e o estudo dos triângulos, posteriormente selecionamos exercícios do livro didático utilizado pela escola de referência e adaptamos tais exercícios para serem aplicados ao software Geogebra e, por fim realizamos uma intervenção didática na escola, onde desenvolvemos a atividade adaptada e analisamos junto com a professora a viabilidade da proposta. Diante da pesquisa realizada, observamos que o professor de matemática e os alunos não conheciam a geometria dinâmica do software Geogebra, mas familiarizaram-se facilmente com o aplicativo. A literatura visitada confirmou sobre as possibilidades e contribuições da Geometria Dinâmica para o estudo da Geometria e com as atividades propostas em sala de aula percebeu-se motivação dos alunos sobre o estudo dos triângulos. A partir dos movimentos feitos nos triângulos no Geogebra conseguiram fazer suas próprias análises sobre as questões abordadas. A professora, apesar de seguir as abordagens do livro didático percebeu a contribuição do software para o ensino e aprendizagem do estudo dos triângulos e de suas propriedades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESA11072016.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons