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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37092
Tipo: Dissertação
Título: Cantos, cantiga e lamento: sincretismo religioso e brasilidade em quatro obras para violoncelo e piano de José Siqueira
Autor(es): Mesquita, Leonardo Gomes de
Primeiro Orientador: Aquino, Felipe José Avellar de
Resumo: Além de duas sonatas para violoncelo e piano, o compositor paraibano José Siqueira (1907- 1985) escreveu também um conjunto de obras para esta mesma formação, que inclui Elegia (1934); Cantiga de Cego e Choro (1949); Rei é Oxalá, Rainha é Iemanjá (1949) e Três Can- tigas para Iemanjá (1963), vinculadas a diferentes períodos musicais de sua vida, que carre- gam, como cunho temático-composicional, formas de expressão, manifestações e linguagens presentes na pluralidade cultural do Brasil, bem como à estética da música romântica europeia tardia, que puderam ser captadas em seu desenvolvimento artístico. É sobre este repertório que trata a presente pesquisa, ao mesmo tempo em que busca apontar os referidos elementos através de abordagens estéticas e interpretativas do repertório, a partir das referências iniciais à linguagem europeia, ao desenvolvimento dos conceitos empregados nos Sistemas Trimodal e Pentatônico (Siqueira, 1981a, 1981b), associados às tradições orais do Nordeste brasileiro, como também ao universo musical presente nos rituais das religiões de matrizes africanas. Através da elaboração de edições críticas e de performance, busca-se, também, a difusão do trabalho e do legado composicional de Siqueira para o violoncelo, principalmente no que diz respeito ao resgate das obras que se encontravam perdidas ou esquecidas e, portanto, ausentes em programações de concertos. No que tange às possibilidades interpretativas, abordamos os conceitos de Starker (2004), Epstein (1995) e Cone (1968), além da Teoria da Expressividade Métrica de Aquino e Aquino (2021) e Aquino (2024). Diante disso, o levantamento de pro- postas interpretativas também é realizado mediante discursões que associam a linguagem composicional de Siqueira com compositores que percorreram os mesmos gêneros musicais. Além disso, com o intuito de gerar novas possibilidades de representação da música para vio- loncelo do compositor, busca-se aproximar a linguagem idiomática do instrumento com ele- mentos culturais de religiosidade e brasilidade, de maneira que ressalte sua relevância, bem como os aspectos de uma linguagem tão pouco comum na literatura do instrumento.
Abstract: Besides writing two sonatas for cello and piano, the Paraíba born composer José Siqueira (1907-1985) also composed a set of works for this same instrumentation. This includes an Elegia (1934), the Cantiga de Cego e Choro (1949); an instrumental version based on the same titled song Rei é Oxalá, Rainha é Iemanjá (1949); and the Três Cantigas para Iemanjá (1963). Works linked to different musical periods of his life, which carry, as thematic- compositional nature, forms of expression, manifestations, and languages present in the cul- tural plurality of Brazil, as well as his earlier compositional style, based on the aesthetics of the late European romantic music. Hence, a repertoire that has certainly captured his overall artistic development. Thus, the present research deals with Siqueira ́s short pieces for cello and piano above mentioned, at the same time that seeks to point out the presence of those el- ements—through aesthetic and interpretative approaches—that capture the development of his concepts regarding the use of the Trimodal and Pentatonic Systems (Siqueira, 1981a, 1981b). This is associated to the oral traditions of the Brazilian Northeast, as well as to the musical universe present in the religious rituals of African origin found in that part of the country. By producing both a critical and a performance edition of these works, we aim to disseminate Siqueira's work and compositional legacy for the cello, notably rescuing works that had been either lost or forgotten and therefore absent from concert programs. Regarding interpretative possibilities within this repertoire, we have based our discussion on the concepts of Starker (2004), Epstein (1995) and Cone (1968), as well as the Metric Expressivity Theory developed by Aquino and Aquino (2021) and Aquino (2024). Thus, interpretative questions have been raised through discussions that associate Siqueira's compositional language to other compos- ers who have covered the same musical genres. In addition, to generate new possibilities for representing this composer's cello music, we aim to bring the idiomatic language of the in- strument closer to cultural elements of Brazilianness and religiosity, in a way that highlights its relevance and a few aspects of a language that is so uncommonly explored in the cello lit- erature.
Palavras-chave: Violoncelo
José Siqueira - Compositor
Interpretação musical
Sincretismo religioso
Cello
Musical interpretation
Brazilianness
Religious syncretism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37092
Data do documento: 9-Jul-2025
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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