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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37093| Tipo: | Tese |
| Título: | Mudei, agora sou da TI: um estudo sobre a atratividade da carreira em tecnologia da informação e sua relação com o fenômeno de transição de carreira |
| Autor(es): | Valente, Enricco Ludovick de Arruda Câmara Martins |
| Primeiro Orientador: | Moura Júnior, Pedro Jácome de |
| Resumo: | Esta tese teve como objetivo compreender o fenômeno da transição de carreira para a área de Tecnologia da Informação (TI), a partir da perspectiva dos indivíduos que vivenciam esse processo. A pesquisa partiu do pressuposto de que o crescente movimento de migração profissional para o setor de TI está relacionado não apenas a questões estruturais do mercado de trabalho, mas também a fatores subjetivos, simbólicos e contextuais que moldam a tomada de decisão e a construção de novas identidades profissionais. Para isso, a tese foi estruturada em três estudos interdependentes. No Estudo I realizei uma revisão sistemática da literatura sobre a cultura ocupacional de TI, destacando os aspectos que conferem singularidade à profissão. Já no Estudo II, de caráter ensaístico, propus um diálogo entre teorias de gestão de carreira e as especificidades do mercado de TI, identificando lacunas e oportunidades teóricas para compreender a atratividade dessa área. Por fim, no Estudo III, de natureza empírica e abordagem qualitativa, realizei 56 entrevistas semiestruturadas com profissionais relacionados ao fenômeno da transição de carreira para TI. A partir da análise de conteúdo, elaborei a definição do construto Atratividade de Carreira em TI (ACTI), constituído por três forças (positivas, negativas e neutras), bem como sistematizei os eixos estruturantes do fenômeno da transição: fatores contextuais, aprendizado intercarreira e catalisadores da transição. Esses elementos foram integrados no Modelo da Migração para TI (MM-TI), que articula construto, fenômeno e uma dimensão transversal composta por narrativas de carreira e emoções/sentimentos. Sobre as principais contribuições da tese: a) Do ponto de vista acadêmico, a pesquisa propôs um construto acadêmico, passível de ser adaptado em outras carreiras. Além disso, traz para o âmbito acadêmico uma discussão sobre um fenômeno real com impactos econômicos e sociais para o país; b) Do ponto de vista teórico, a pesquisa articula quatro bases teóricas: a Teoria das Âncoras de Carreira, a Teoria Social Cognitiva de Carreira, a Teoria da Construção de Carreira e a Teoria U; c) Do ponto de vista prático, os achados oferecem informações para organizações, gestores e instituições de ensino ao evidenciar o potencial de profissionais em transição e a importância de ambientes que favoreçam a integração e a valorização de competências prévias. |
| Abstract: | This thesis aimed to understand the phenomenon of career transition to the Information Technology (IT) field from the perspective of individuals who experience this process. The research was based on the assumption that the growing movement of professional migration to the IT sector is related not only to structural issues in the labor market, but also to subjective, symbolic, and contextual factors that shape decision-making and the construction of new professional identities. To this end, the thesis was structured in three interdependent studies. In Study I, I conducted a systematic review of the literature on IT occupational culture, highlighting the aspects that give uniqueness to the profession. In Study II, of an essay nature, I proposed a dialogue between career management theories and the specificities of the IT market, identifying theoretical gaps and opportunities to understand the attractiveness of this area. Finally, in Study III, of an empirical nature and qualitative approach, I conducted 56 semi- structured interviews with professionals related to the phenomenon of career transition to IT. Based on content analysis, I developed a definition of the IT Career Attractiveness construct (ITCA), consisting of three forces (positive, negative, and neutral), and systematized the structuring axes of the transition phenomenon: contextual factors, intercareer learning, and transition catalysts. These elements were integrated into the IT Migration Model (IT-MM), which articulates construct, phenomenon, and a transversal dimension composed of career narratives and emotions/feelings. Regarding the main contributions of the thesis: a) From an academic point of view, the research proposed an academic construct that can be adapted to other careers. In addition, it brings to the academic sphere a discussion about a real phenomenon with economic and social impacts for the country; b) From a theoretical point of view, the research articulates four theoretical bases: Career Anchor Theory, Social Cognitive Career Theory, Career Construction Theory, and Theory U; c) From a practical point of view, the findings offer information for organizations, managers and educational institutions by highlighting the potential of professionals in transition and the importance of environments that favor the integration and appreciation of previous skills. |
| Palavras-chave: | Carreira - transição Carreira - atratividade Trabalhador de TI Tecnologia da Informação IT professional Career transition Information Technology Career attractiveness |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Administração |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37093 |
| Data do documento: | 25-Abr-2025 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| EnriccoLudovickDeArrudaCamaraMartinsValente_Tese.pdf | 5,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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