Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaves, Bruno Alexandre-
dc.date.accessioned2025-12-23T18:37:50Z-
dc.date.available2025-06-25-
dc.date.available2025-12-23T18:37:50Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37097-
dc.description.abstractIn this paper, I seek to investigate the meaning of participation present in the public policy of student participation based on the Student Leadership Project, created by the Department of Education and Culture of the city of João Pessoa-PB. I analyze the constituent elements of the municipal policy of encouraging the development of student participation in elementary schools in a context of retraction of institutional policies of popular participation. Thus, from the immersion in the process of construction of this policy, it was possible to gather a set of data that demonstrate the ideas of participation present in the elaboration of the project. Several methodologies were used based on informal interviews, analysis of documents, and reports of professionals directly involved in the educational management of the current municipal government, under the tutelage of the Department of Education and Culture. It was possible to identify the central idea of the policy, which aimed to encourage student participation, called protagonism, to “give responsibility to students in relation to school”, contradicting the legislation in force and opposing the sense of participation that was present in the movements for the democratization of the country and that shaped the creation of participatory bodies in Brazil. Holding individuals responsible for their own destinies — in this case, students for the good or bad functioning of schools — is a central characteristic of a neoliberal policy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2025-12-23T18:37:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BrunoAlexandreChaves_Dissert.pdf: 1979373 bytes, checksum: 50d25eb720d6b28dfdaa14b50faa2b04 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-23T18:37:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BrunoAlexandreChaves_Dissert.pdf: 1979373 bytes, checksum: 50d25eb720d6b28dfdaa14b50faa2b04 (MD5) Previous issue date: 2025-03-31en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectParticipação estudantil na administração escolarpt_BR
dc.subjectPoder estudantil - Políticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.titleSentidos de participação em uma política de promoção do envolvimento dos estudantes na gestão escolar na cidade de João Pessoa - PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Rogério de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985083996349048pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189267482609710pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, busco investigar o sentido de participação presente na política pública de participação estudantil partindo do Projeto de Liderança Estudantil, criado pela Secretaria de Educação e Cultura do município de João Pessoa-PB. Analiso os elementos constitutivos da política municipal de incentivo ao desenvolvimento da participação estudantil nas escolas de ensino fundamental em um contexto de retração das políticas institucionais de participação popular. Dessa forma, a partir da imersão no processo de construção dessa política, foi possível reunir um conjunto de dados que demostram as ideias de participação presente na elaboração do projeto. Foram utilizadas diversas metodologias baseadas em entrevistas informais, análise de documentos, relatos de profissionais envolvidos diretamente na gestão educacional do governo municipal vigente, sob a tutela da Secretaria de Educação e Cultura. Foi possível identificar a a ideia central da política, esta tinha como objetivo incentivar a participação estudantil, chamada de protagonismo para “dar responsabilidade aos alunos em relação à escola”, contradizendo a legislação em vigor e opondo-se ao sentido de participação que estava presente nos movimentos pela democratização do país e que moldaram a criação das instâncias participativas no Brasil. Responsabilizar os indivíduos por seus próprios destinos — neste caso, os alunos pelo bom ou mau funcionamento das escolas — é uma característica central de uma política neoliberal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSociologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunoAlexandreChaves_Dissert.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons