Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37099
Tipo: Dissertação
Título: O impacto do dashboard no gerenciamento de dados pedagógicos no cotidiano escolar
Autor(es): Silva, Cristiane Gomes da
Primeiro Orientador: Pereira, Rita de Cássia de Faria
Resumo: A presente pesquisa parte da premissa de que a tecnologia está amplamente presente no cotidiano das pessoas, influenciando diversos aspectos da vida social. No entanto, algumas instituições públicas ainda enfrentam desafios na adoção de inovações tecnológicas. Esse cenário é evidente no município de Santa Rita/PB, especialmente na Escola Municipal Vovó Vina, na qual a gestão de dados pedagógicos ainda é realizada manualmente, comprometendo a eficiência e a tomada de decisões. Diante dessa problemática, formulou-se a seguinte questão: qual é o impacto do uso da tecnologia de dashboard no gerenciamento de dados pedagógicos no cotidiano escolar da Escola Municipal Vovó Vina? Para respondê-la, buscou- se analisar os efeitos da implementação dessa ferramenta na gestão pedagógica da referida unidade educacional. A pesquisa adotou o método Design Science Research, estruturado em seis etapas, desde a identificação do problema até a comunicação dos resultados. Como artefato tecnológico, foi desenvolvido o GestEduc, um dashboard intuitivo que sintetiza dados pedagógicos, facilitando a análise e a interpretação de indicadores educacionais. A avaliação da ferramenta foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e gestores da escola. Os resultados indicaram que o uso do dashboard trouxe benefícios significativos para a gestão escolar, conforme apontado pelos entrevistados. Entre as vantagens, destacam-se a facilidade de uso, a possibilidade de interpretar dados como frequência escolar, rendimento acadêmico e distorção idade/série, além da identificação de problemas e a formulação de estratégias pedagógicas mais eficazes. A ferramenta foi bem recebida, sendo considerado um recurso inovador para a modernização da gestão educacional. Por fim, conclui-se que a implementação do dashboard contribui para um ensino mais dinâmico e eficiente, possibilitando a tomada de decisões fundamentadas e em tempo hábil.
Abstract: This present research is based on the premise that technology is widely present in people’s daily lives, influencing various aspects of social life. However, some public institutions still face challenges in adopting technological innovations. This scenario is evident in the municipality of Santa Rita, particularly at Escola Municipal Vovó Vina, where the management of pedagogical data is still conducted manually, compromising efficiency and decision-making. Given this issue, the following research question was formulated: What is the impact of the dashboard on the management of pedagogical data in the daily school routine at Escola Municipal Vovó Vina? To answer this question, the study aimed to analyze the effects of implementing this tool in the pedagogical management of the school. The research adopted the Design Science Research method, structured in six stages, from problem identification to the communication of results. As a technological artifact, GestEduc was developed—an intuitive dashboard that synthesizes pedagogical data, facilitating the analysis and interpretation of educational indicators. The tool's evaluation was conducted through semi-structured interviews with teachers and school administrators. The results indicated that the use of the dashboard brought significant benefits to school management, as reported by the participants. Among the advantages highlighted were ease of use, the ability to interpret data such as school attendance, academic performance, and age/grade distortion, as well as the identification of problems and the formulation of more effective pedagogical strategies. The tool was well received and considered an innovative resource for modernizing educational management. In conclusion, the implementation of the dashboard contributes to a more dynamic and efficient teaching process, enabling informed decision-making in a timely manner.
Palavras-chave: Gestão educacional
Análise de dados
Dashboard
Tecnologia da informação
Educação
Educational management
Information technology
Data analysis
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37099
Data do documento: 23-Abr-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristianeGomesDaSilva_Dissert.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons