Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Danilo Ávila dos Santos-
dc.date.accessioned2025-12-24T20:45:24Z-
dc.date.available2025-08-08-
dc.date.available2025-12-24T20:45:24Z-
dc.date.issued2025-07-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37112-
dc.description.abstractNo Abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2025-12-24T20:45:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DaniloÁvilaDosSantosSilva_Dissert.pdf: 3218437 bytes, checksum: 0fb0f654f592d9552ea2b84e84a08587 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-24T20:45:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DaniloÁvilaDosSantosSilva_Dissert.pdf: 3218437 bytes, checksum: 0fb0f654f592d9552ea2b84e84a08587 (MD5) Previous issue date: 2025-07-10en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de desempenho - Institutos Federaispt_BR
dc.subjectPrograma de Gestão e Desempenho - PGDpt_BR
dc.subjectConformidade normativapt_BR
dc.titleImplementação do Programa de Gestão e Desempenho nos Institutos Federais do Nordeste: uma análise comparativa de conformidade normativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Rosilene Paiva Marinho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4465533418771961pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7681888498835063pt_BR
dc.description.resumoA gestão de desempenho é um tema que se torna cada vez mais relevante em um país que enfrenta desafios significativos em sua administração pública. A partir da década de 1990, o Brasil começou a adotar uma abordagem mais gerencialista, com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. O Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que se insere nesse contexto, foi criado para promover uma gestão orientada a resultados, permitindo que as instituições públicas se afastassem de um modelo burocrático e se aproximassem de práticas mais flexíveis e adaptativas. A presente pesquisa destacou a importância de se avaliar como os Institutos Federais do Nordeste estão implementando o PGD, especialmente após a publicação do Decreto no 11.072/2022 e da Instrução Normativa no 24/2023. Esses documentos estabeleceram diretrizes que visam garantir a transparência e a eficiência na gestão pública, exigindo que as instituições adequassem suas normativas internas a essas novas orientações. A pesquisa teve como objetivo analisar a implementação do Programa de Gestão e Desempenho no aspecto normativo dos Institutos Federais de Educação do Nordeste e justificou-se pela necessidade de compreender essa nova diretriz de gestão e como ela tem sido aplicada nas diferentes realidades dos Institutos Federais, permitindo uma análise mais ampla das práticas institucionais. A metodologia adotada foi qualitativa, documental, descritiva e comparativa. A pesquisa se fundamentou na análise de conteúdos normativos buscando compreender os padrões de conformidade entre as normas gerais e as diretrizes internas dos Institutos. A coleta de dados foi realizada a partir de fontes documentais disponíveis publicamente, incluindo a análise do Decreto no 11.072/2022 e da Instrução Normativa no 24/2023, que serviram como base normativa para a pesquisa. Além disso, foram examinados os documentos normativos internos de cada Instituto Federal, permitindo uma comparação detalhada das práticas de implementação do PGD. A análise comparativa foi realizada por meio da metodologia de análise de conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011), que possibilitou identificar categorias e temas emergentes a partir do conteúdo analisado. Essa abordagem permitiu uma investigação profunda das semelhanças e diferenças nas normativas, contribuindo para uma compreensão mais abrangente das práticas institucionais e das adaptações necessárias para a implementação do PGD. Com isso, a pesquisa não apenas buscou avaliar a conformidade normativa, mas também identificar boas práticas que pudessem ser replicadas em outras instituições, promovendo uma melhoria contínua na governança pública e na transparência dos serviços prestados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaniloÁvilaDosSantosSilva_Dissert.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons