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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37112Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Danilo Ávila dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-24T20:45:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-08 | - |
| dc.date.available | 2025-12-24T20:45:24Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37112 | - |
| dc.description.abstract | No Abstract. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2025-12-24T20:45:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DaniloÁvilaDosSantosSilva_Dissert.pdf: 3218437 bytes, checksum: 0fb0f654f592d9552ea2b84e84a08587 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-24T20:45:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DaniloÁvilaDosSantosSilva_Dissert.pdf: 3218437 bytes, checksum: 0fb0f654f592d9552ea2b84e84a08587 (MD5) Previous issue date: 2025-07-10 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Gestão de desempenho - Institutos Federais | pt_BR |
| dc.subject | Programa de Gestão e Desempenho - PGD | pt_BR |
| dc.subject | Conformidade normativa | pt_BR |
| dc.title | Implementação do Programa de Gestão e Desempenho nos Institutos Federais do Nordeste: uma análise comparativa de conformidade normativa | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Rosilene Paiva Marinho de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4465533418771961 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7681888498835063 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A gestão de desempenho é um tema que se torna cada vez mais relevante em um país que enfrenta desafios significativos em sua administração pública. A partir da década de 1990, o Brasil começou a adotar uma abordagem mais gerencialista, com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. O Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que se insere nesse contexto, foi criado para promover uma gestão orientada a resultados, permitindo que as instituições públicas se afastassem de um modelo burocrático e se aproximassem de práticas mais flexíveis e adaptativas. A presente pesquisa destacou a importância de se avaliar como os Institutos Federais do Nordeste estão implementando o PGD, especialmente após a publicação do Decreto no 11.072/2022 e da Instrução Normativa no 24/2023. Esses documentos estabeleceram diretrizes que visam garantir a transparência e a eficiência na gestão pública, exigindo que as instituições adequassem suas normativas internas a essas novas orientações. A pesquisa teve como objetivo analisar a implementação do Programa de Gestão e Desempenho no aspecto normativo dos Institutos Federais de Educação do Nordeste e justificou-se pela necessidade de compreender essa nova diretriz de gestão e como ela tem sido aplicada nas diferentes realidades dos Institutos Federais, permitindo uma análise mais ampla das práticas institucionais. A metodologia adotada foi qualitativa, documental, descritiva e comparativa. A pesquisa se fundamentou na análise de conteúdos normativos buscando compreender os padrões de conformidade entre as normas gerais e as diretrizes internas dos Institutos. A coleta de dados foi realizada a partir de fontes documentais disponíveis publicamente, incluindo a análise do Decreto no 11.072/2022 e da Instrução Normativa no 24/2023, que serviram como base normativa para a pesquisa. Além disso, foram examinados os documentos normativos internos de cada Instituto Federal, permitindo uma comparação detalhada das práticas de implementação do PGD. A análise comparativa foi realizada por meio da metodologia de análise de conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011), que possibilitou identificar categorias e temas emergentes a partir do conteúdo analisado. Essa abordagem permitiu uma investigação profunda das semelhanças e diferenças nas normativas, contribuindo para uma compreensão mais abrangente das práticas institucionais e das adaptações necessárias para a implementação do PGD. Com isso, a pesquisa não apenas buscou avaliar a conformidade normativa, mas também identificar boas práticas que pudessem ser replicadas em outras instituições, promovendo uma melhoria contínua na governança pública e na transparência dos serviços prestados. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DaniloÁvilaDosSantosSilva_Dissert.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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