Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes, Maria Rita Cordeiro de-
dc.date.accessioned2018-03-13T11:12:33Z-
dc.date.available2013-10-02-
dc.date.available2018-03-13T11:12:33Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3713-
dc.description.abstractThis work is configured as a field research with a qualitative exploratory approach held in Municipal Schools: Antonio Trovão de Melo e José Cabral de Souza Filho, sited in Caturité – PB. It aims to investigate how the ludic is worked by teachers of early childhood education in Caturité town. For this end, we analyzed the conceptions of kindergarten teachers in relation to work with recreational activities. The analysis allowed us to observe that teachers know the meaning of playful subjects and develops various activities inside and outside the classroom. We also note that the games more experienced by children are free/spontaneous. It was realized that early childhood education happens in normal rooms and the furniture and ornamentation varied becomes infantile space, which is restricted to meet the needs of children. These data lead us to consider that the spaces dedicated for early childhood education in these schools are not suitable for receiving small children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-13T11:12:33Z No. of bitstreams: 1 MRCM02102013.pdf.pdf: 494541 bytes, checksum: e7b58b2fd1a78f8f194992a8c2e46ca0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-13T11:12:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MRCM02102013.pdf.pdf: 494541 bytes, checksum: e7b58b2fd1a78f8f194992a8c2e46ca0 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO brincar como parte da aprendizagem: instrumentos didáticos utilizados pelos docentes da educação infantil do município de Caturité, PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Danielle Menezes de-
dc.description.resumoEste trabalho se configura como uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa de natureza exploratória, realizada nas Escolas Municipais: Antônio Trovão de Melo e José Cabral de Souza Filho situada em Caturité – PB. Tem como objetivo investigar como o lúdico é trabalhado pelos docentes da Educação Infantil dessas duas situadas no município de Caturité. Para isso foram analisadas as concepções dos professores de Educação Infantil em relação ao trabalho com atividades lúdicas. A análise nos permitiu constatar que os professores conhecem o significado do lúdico e desenvolve diversas brincadeiras dentro e fora da sala de aula. Constatamos também que as brincadeiras mais vivenciadas pelas crianças são as livres/espontâneas. Percebeu-se que o ensino infantil acontece em salas normais e com a mobília e ornamentação variada torna-se espaço infantil, o qual é restrito para atender as necessidades das crianças. Estes dados levam-nos a considerar que os espaços destinados à Educação Infantil nessas escolas não são adequados para receber as crianças pequenas, pois foram construídos para atender outra clientela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRCM02102013.pdf.pdf482,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.