Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLins, Maria Dalzivania Pereira-
dc.date.accessioned2018-03-13T11:54:03Z-
dc.date.available2014-03-26-
dc.date.available2018-03-13T11:54:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3717-
dc.description.abstractThe playfulness is considered by many scholars as a very efficient way for child development and learning, considering the play an important ally of great social value, which may offer different educational opportunities. We aim through this research to understand the playfulness as a principle for the construction of knowledge and the development of relations between the interaction and the processes of social, emotional and cognitive development. We seek to further identify the importance of playful childhood education, ie how games and the games contribute to children's development and learning, and thus enable the realization that the use of playfulness through games and activities provides a better learning and child development. The methodology is bibliographic character, turns to the analysis of some theoretical conceptions and practices of authors are highly respected in the educational area. Subsidizing reflection on the importance of working with the playful, the use of games, toys and games in educational activities and their importance in the learning and development of children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-13T11:54:03Z No. of bitstreams: 1 MDPL26032014.pdf: 532371 bytes, checksum: 03205ed3094fbf6c7258608abd38bab3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-13T11:54:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MDPL26032014.pdf: 532371 bytes, checksum: 03205ed3094fbf6c7258608abd38bab3 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titlePara além da brincadeira: o lúdico na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Nayara Tatianna Santos da-
dc.description.resumoA ludicidade é considerada por vários estudiosos como uma maneira muito eficiente para o desenvolvimento e aprendizagem infantil, considerando o lúdico um importante aliado e de grande valor social, que pode oferecer diferentes possibilidades educacionais. Objetivamos através desta pesquisa a compreensão do lúdico como princípio para a construção do saber e para o desenvolvimento das relações entre a interação e os processos de desenvolvimento sociais, afetivos e cognitivos. Buscamos ainda identificar a importância do lúdico para a educação infantil, ou seja, como os jogos e as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem infantil e assim possibilitar a compreensão de que a utilização do lúdico através de jogos e brincadeiras proporciona uma melhor aprendizagem e desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico. Subsidiando a reflexão acerca da importância do trabalho com o lúdico, a utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras nas atividades pedagógicas e a importância das mesmas na aprendizagem e desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MDPL26032014.pdf519,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.