Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3750
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Cecília Regina Pereira da-
dc.date.accessioned2018-03-14T12:36:07Z-
dc.date.available2014-
dc.date.available2018-03-14T12:36:07Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3750-
dc.description.abstractIdentify the methodology applied by the teachers of the Nursery Small Soraya, located in the municipality of Two Roads - PB on the play in education, how it develops and what types of games that involve children in this institution. The methodology used to visit the nursery suitable for the application of questionnaires to some teachers. As a theoretical basis , among the selected studies are: Estacio (2008 ), that dialogues about play as a strong tool for understanding the world around them; BORBA (2007 ) that addresses the emphatic presence of the play with a socio- cultural relations community; Bitttencourt and Ferreira (2002 ) who deal about the benefits of this activity from socializing more pedagogical aspects . The results of the research highlight: a greater understanding of the teachers before the play in early childhood education; was also detected an area considered suitable for developing play activities related to play.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-14T12:36:07Z No. of bitstreams: 1 CRPC2014.pdf: 594214 bytes, checksum: 2ab021443778bf99d9b1a587ba45e37c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T12:36:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CRPC2014.pdf: 594214 bytes, checksum: 2ab021443778bf99d9b1a587ba45e37c (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectMetodologia da educaçãopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleO brincar na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Toscano, Geovânia da Silva-
dc.description.resumoIdentificar a metodologia aplicada pelas professoras da Creche Pequena Soraya, localizada no município de Duas Estradas – PB, sobre o brincar na Educação, como se desenvolve e quais os tipos de brincadeiras que envolvem as crianças nessa instituição de ensino. Como metodologia utilizou-se a visitação a Creche indicada para a aplicação de questionários com algumas professoras. Como fundamentação teórica, dentre os estudos selecionados, estão: Estácio (2008), que dialoga sobre a brincadeira como forte instrumento para a compreensão do mundo a sua volta; BORBA (2007) que aborda a presença enfática do brincar com as relações socioculturais de uma comunidade; Bitttencourt e Ferreira (2002) que lidam sobre os benefícios dessa atividade desde a socialização a aspectos mais pedagógicos. Como resultados da pesquisa destaca-se: uma maior compreensão das professoras diante do brincar na educação infantil; foi detectado também um espaço considerado propício para desenvolver atividades lúdicas relacionadas ao brincar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRPC2014.pdf580,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.