Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3752
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ana Claudia da Silva-
dc.date.accessioned2018-03-14T12:59:14Z-
dc.date.available2014-07-21-
dc.date.available2018-03-14T12:59:14Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3752-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the importance of recreational activities such as games / traditional games, especially in early childhood education as learning to support the development of affective, cognitive and social potential of the child, as well as a basic element that can verify basic needs of children and intellectuals. To this end, we adopted the exploratory, explanatory, for the collection and processing of results. As a technique for data collection a questionnaire followed by an interview was used by the participation of six teachers. Early Childhood Education of Municipal networks Lucena City - PB. Thus, through the studies and research conducted, it was concluded that the games/traditional games, have a significant importance in fundamental and integral development of children in early childhood education, proving that playful activities develop concentration, creativity, social interactions and cognitive learning in an enjoyable and meaningful way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-14T12:59:14Z No. of bitstreams: 1 ACSS31072014.pdf: 470255 bytes, checksum: 6738553f0cf01728d80a1de23cc68c61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T12:59:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACSS31072014.pdf: 470255 bytes, checksum: 6738553f0cf01728d80a1de23cc68c61 (MD5) Previous issue date: 2014-07-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleJogos tradicionais na educação infantil: diversidade e culturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Danielle Menezes de-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar a importância das atividades lúdicas como os jogos/brincadeiras tradicionais, em especial na educação infantil como suporte na aprendizagem para o desenvolvimento das potencialidades afetiva, cognitiva e social da criança, bem como elemento básico para que se possam verificar as necessidades básicas e intelectuais das crianças. Para tanto, foi adotada a pesquisa exploratória, explicativa, para a coleta e tratamento dos resultados. Como técnica de coleta de dados foi utilizado um questionário seguido de uma entrevista, mediante a participação de seis professores de Educação Infantil das redes Municipais da cidade de Lucena - PB. Assim sendo, através dos estudos e pesquisas realizadas, concluiu-se que os jogos/brincadeiras tradicionais, têm uma importância fundamental e significativa no desenvolvimento integral das crianças da educação infantil, comprovando que as atividades lúdicas desenvolvem a concentração, a criatividade, as interações sociais e aprendizado cognitivo de forma prazerosa e significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACSS31072014.pdf459,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.