Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguiar, Adriana Tavares de-
dc.date.accessioned2018-03-14T15:28:40Z-
dc.date.available2014-03-21-
dc.date.available2018-03-14T15:28:40Z-
dc.date.issued2014-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3756-
dc.description.abstractThis paper was developed from the desire to know how education professionals use music as a tool for learning in Early Childhood Education. The research was conducted at Creche Sinhazinha Celino, located in Campina Grande/Paraíba, with teachers of Early Childhood Education. The main objective of the research was to analyze the importance of music as a teaching tool for the work in Early Childhood Education. Our theoretical framework was based on several authors, among them we can mention some special like Brito (1998), Vygotsky (2009), Rapapport (1981), Damazio (1991) and RCNEI (1998). The methodology was qualitative field research, and the instrument used for data collection was the questionnaire. It was noted that our research question was answered, because we realized that music is embedded in Early Childhood Education as a learning tool. However, music cannot be reduced to a mere work tool, because it speaks for itself and contributes to the holistic development of children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-14T15:28:40Z No. of bitstreams: 1 ATA21032014.pdf: 519470 bytes, checksum: b0af055eb4db3c4e42f68bab4176662e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T15:28:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ATA21032014.pdf: 519470 bytes, checksum: b0af055eb4db3c4e42f68bab4176662e (MD5) Previous issue date: 2014-02-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - músicapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA música como instrumento de aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Kiara Tatianny Santos da-
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido a partir do desejo de conhecer como as profissionais da educação infantil tem utilizado a música como instrumento de aprendizagem na sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida na Creche Sinhazinha Celino, situada em Campina Grande - Paraíba, com professoras da educação infantil. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a importância da música enquanto ferramenta pedagógica para o trabalho na educação infantil. Nossa fundamentação teórica foi baseada em vários autores, entre eles podemos citar alguns especiais como Brito (1998), Vygotsky (2009), Rapapport (1981), Damázio (1991) e o RCNEI (1998). A pesquisa se caracterizou como qualitativa e de campo, e o instrumento utilizado na coleta de dados foi o questionário. Constatamos que a nossa questão de pesquisa foi respondida, pois percebemos que a música está inserida na educação infantil como instrumento de aprendizagem. No entanto, a música não pode ser limitada apenas como ferramenta de trabalho, pois ela fala por si só e contribui para o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATA21032014.pdf507,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.