Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Jailson Lima de-
dc.date.accessioned2018-03-14T23:11:27Z-
dc.date.available2015-04-27-
dc.date.available2018-03-14T23:11:27Z-
dc.date.issued2015-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3759-
dc.description.abstractThe present work this is an exploratory study conducted to investigate the perception of students and teachers the reasons that cause truancy of EEEFM Severino Félix de Brito. In Brazil, truancy is a major challenge for schools and this is an issue that is still far from being resolved because the school dropout rates have increased every year, especially in high school. Data on truancy have attracted the attention of many researchers and educators, therefore, you must run incentive strategies to make students stay in school. It is known that truancy is usually caused by several factors, the most common among them are: economic, distant home from school, lack of school transport, lack of parental encouragement, pregnancy, difficulty of reconciling work with student study, problem found in the school, among others. This paper seeks to understand the reasons that cause truancy in respect of school, for it was made a school field research, where a questionnaire was administered to 150 students and high school teachers, then the data were collected, analyzed and so it was concluded that even with major advances in education the problem of truancy in high school continues, especially in the research school. However, the majority of respondents highlighted the socio-economic conditions as one of the main reasons that led to dropping out of school. Thus, it is necessary to formulate and insert a set of measures involving the school, students, parents and the state, thus enabling a reduction in that high rates of truancypt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-14T23:11:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JLS27042015.pdf: 886108 bytes, checksum: bcdfc8bed1def1fc4661a8fb6ca77565 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T23:11:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JLS27042015.pdf: 886108 bytes, checksum: bcdfc8bed1def1fc4661a8fb6ca77565 (MD5) Previous issue date: 2015-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEvasion schoolpt_BR
dc.subjectSecondary Schoolpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleA evasão escolar no ensino médio: um estudo do caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Felix de Britopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Claudilene Gomes da-
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória cujo objetivo é investigar a partir da percepção dos alunos de uma Escola Estadual de Ensino Médio da cidade de Itapororoca, quis fatores causam a evasão escolar de alunos do Ensino Médio da escola em questão. No Brasil, a evasão escolar é um grande desafio para as escolas e essa é uma questão que ainda está muito distante de ser resolvida, pois os índices de abandono da escola têm aumentado a cada ano, principalmente no Ensino Médio. Os dados relativos à evasão escolar têm atraído à atenção de muitos pesquisadores e educadores, dessa forma, é necessário executar estratégias de incentivos para fazer com que alunos permaneçam na escola. Sabe-se que a evasão escolar, geralmente, é provocada por diversos fatores, os mais comuns entre eles são: fatores econômicos, escola distante de casa, falta de transporte escolar, falta de incentivo dos pais, gravidez, dificuldade do aluno conciliar trabalho com estudo, problema encontrado na própria escola, dentre outros. O presente trabalho busca entender os motivos que causam a evasão escolar na referente a escola, para isto foi feita uma pesquisa de campo na escola, onde foi aplicado um questionário com 150 alunos do Ensino Médio, em seguida os dados foram coletados, analisados e assim foi possível concluir que mesmo com grandes avanços na educação o problema da evasão escolar no ensino médio persiste, sobretudo na escola pesquisada. No entanto, a maioria dos participantes da pesquisa evidenciaram as condições socioeconômicas como um dos principais motivos que o conduziram ao abandono da escola. Dessa forma, é necessário formular e inserir um conjunto de medidas que envolvam a escola, os alunos, os pais e o Estado, possibilitando assim, uma diminuição desse altos índices de evasão escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLS27042015.pdf865,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons