Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3763
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Jéssica Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-15T00:05:35Z | - |
dc.date.available | 2015-03-18 | - |
dc.date.available | 2018-03-15T00:05:35Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3763 | - |
dc.description.abstract | This research has as its central theme a study on the concept and practice of high school teachers in the use of mathematics contextualization in the content of the Função Afim. With regard to methodology, it is an exploratory research, with qualitative field research. Data collection was performed using a semi-structured interview and the answers were obtained by written questionnaires and audio, where teachers were interviewed, five of them were from public school and two from private schools in the municipality of Mamanguape. In the theoretical framework was made a historical portrait of the formation of mathematics teachers and conceptual aspects and national guidelines on the mathematics of contextualization in high school were also brought, as well as the treatment for the Study of the Função Afim in High School. From the field research with teachers, it was noticed that the methodologies used in the classroom approach the curriculum guidelines on the use of mathematical context, since textbooks also bring this new proposal as well as the Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, which allows the teacher to adapt himself/herself to this teaching method more and more. However, we emphasize that the contextualization brought by these teachers are reduced to using everyday situations and do not use in a broad sense, considering the historical contextualization or with other areas of knowledge. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-15T00:05:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JAL18032015.pdf: 3100422 bytes, checksum: 08ae11a4bbc323bcedc5aac37d3ccb87 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-15T00:05:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JAL18032015.pdf: 3100422 bytes, checksum: 08ae11a4bbc323bcedc5aac37d3ccb87 (MD5) Previous issue date: 2015-03-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Professores | pt_BR |
dc.subject | Função Afim | pt_BR |
dc.subject | Contextualization | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Teachers | pt_BR |
dc.title | Concepções e práticas de professores do Ensino Médio sobre a contextualização matemática com Função Afim | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Assis, Cibelle de Fátima Castro de | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta como tema central um estudo sobre a concepção e prática de professores do Ensino Médio no uso da contextualização matemática no conteúdo de Função Afim. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, com pesquisa de campo, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada cujas respostas foram obtidas por questionário e áudios gravados, onde foram entrevistados sete professores, sendo cinco da Escola Pública e dois da Escola Privada do muncipio de Mamanguape. No referencial teórico foi realizado um recorte histórico da formação dos professores de Matemática e também foram trazidos aspectos conceituais e orientações nacionais sobre a contextualização da Matemática no Ensino Médio, bem como o tratamento dado para o estudo da Função Afim no Ensino Médio. A partir da pesquisa de campo com os professores, percebeu-se que as metodologias usadas em sala de aula se aproximam das diretrizes curriculares quanto ao uso da contextualização matemática, uma vez que os livros didáticos também trazem essa nova proposta assim como o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, que permitem ao professor adequa-se a esse método de ensino cada vez mais. No entanto, ressaltamos que a contextualização trazida por estes professores reduzem-se ao uso de situações cotidinas e não fazem uso em sentido mais amplo, considerando a contextualização histórica ou com outras áreas do conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JAL18032015.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons