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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3771
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHenrique, Adriana Ferreira-
dc.date.accessioned2018-03-15T13:43:12Z-
dc.date.available2014-03-25-
dc.date.available2018-03-15T13:43:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3771-
dc.description.abstractCurrently have is contemplated changes in the paradigms of what is offered to children in relation to the act of playing . In the school environment there is less time for activities related to games . From the realization that play is not just a hobby, it helps in the development of socialization and discoveries , constitutes the sense of reflecting on the relevance of play activities for meaningful learning of the child , discussing teaching and learning in childhood education , addressing the concept of meaningful learning , further comprising the concept of play, toy and games and its contribution to development of children preschool to investigate the importance of play activities for the development of children and the teacher's role in this Examples from the perception of teachers . Upon such assumption , we sought theoretical development from authors that focus on this theme , highlighting Burges (2000 ) , Machado (1994 ) , Vygotsky (1984 ) , Freire (1996 ) , Haetinger (2005 ) , Negrine (1994 ) , Kishimoto ( 1993 ) , Piaget ( 1976 ) , Oliveira ( 2002 ) which served as the basis for this study . It was necessary to make a field survey , followed by an analysis and interpretation of data collected in the speech of teachers , in order to elucidate the understanding research object . Thus the possibilities of reflection in teacher - child playful context, from the understanding that skilled and conscientious professionals in this field are also those who value and use the playfulness in educational satisfaction is perceived.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-15T13:43:11Z No. of bitstreams: 1 AFH25032014.pdf: 412390 bytes, checksum: f81a4f0ed447b69a8f28d7e0cdc34298 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-15T13:43:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AFH25032014.pdf: 412390 bytes, checksum: f81a4f0ed447b69a8f28d7e0cdc34298 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO lúdico na educação infantil: subsídio indispensável para o processo ensino-aprendizagem da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Nayara Tatianna Santos da-
dc.description.resumoAtualmente têm-se contemplado as mudanças nos paradigmas do que é oferecido às crianças em relação ao ato de brincar. No ambiente escolar existe cada vez menos tempo para atividades relacionadas à brincadeira. A partir da compreensão de que brincar não é um mero passatempo, uma vez que contribui no desenvolvimento da sua socialização e descobertas, a pesquisa que aqui se apresenta constituiu-se no sentido de refletir sobre a relevância das atividades lúdicas para a aprendizagem significativa da criança, discutindo o ensino e aprendizagem na educação infantil, abordando o conceito de aprendizagem significativa, compreendendo ainda o conceito de jogo, brinquedo e brincadeira e sua contribuição na formação integral da criança de educação infantil a fim de investigar a importância das atividades lúdicas para a formação integral da criança e o papel docente nesse contexto a partir da percepção dos professores. Mediante tal pressuposto, buscou-se aprofundamento teórico a partir de autores que enfocam esta temática, com destaque Burges (2000), Machado (1994), Vygotsky (1984), Freire (1996), Haetinger (2005), Negrine (1994), Kishimoto (1993), Piaget (1976), Oliveira (2002) os quais serviram de base para esse estudo. Foi necessário fazer uma pesquisa de campo, seguida de uma análise e interpretação dos dados coletados nas falas dos professores, com intuito de elucidar a compreensão objeto de pesquisa. Assim, percebe-se as possibilidades de reflexão do professor no contexto lúdico-infantil, a partir da compreensão de que profissionais qualificados e conscientes nesse campo são também aqueles que valorizam e utilizam a ludicidade no contento educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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