Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3772Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Anaiza Pereira de Lacerda | - |
| dc.date.accessioned | 2018-03-15T13:50:17Z | - |
| dc.date.available | 2014-03-23 | - |
| dc.date.available | 2018-03-15T13:50:17Z | - |
| dc.date.issued | 2014 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3772 | - |
| dc.description.abstract | The present study has the objective to show the discussions on the importance and necessity of playfulness in early childhood education for the development of learning fun and enjoyable way. Related discusses the importance of playfulness in Early Childhood Education issues , which we know is a very debated and very important theme in education , making learning more rewarding and fulfilling children because while she plays well learned . The work focuses on the child's twenty-first century, playing as an innovative action in pedagogical work, allowing it to explore different behaviors, situations, capabilities and limitations. Making it necessary, then, to promote the diversity of games and activities for the opportunity to broaden those toys can offer, stimulating their thinking, their creativity and imagination. It also discusses the importance of caring for and educating, but also the importance of play for development and learning in early childhood education, which are essential factors in any educational environment. It is known that the play is in essence play as fun and at the same time the construction of learning. The play is essential, and also one of the pillars of the constitution of childhood cultures, understood as meanings and forms of social action that structure relationships between children themselves, as well as the ways in which interpret and represent something about the world. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-15T13:50:17Z No. of bitstreams: 1 APLS25032014.pdf: 647594 bytes, checksum: fbebb4a7755de03dc5a4d78799b9888f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-15T13:50:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APLS25032014.pdf: 647594 bytes, checksum: fbebb4a7755de03dc5a4d78799b9888f (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | O lúdico: jogos e brincadeiras na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barros, Emília Cristina Ferreira de | - |
| dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo mostrar as discussões sobre a importância e a necessidade do lúdico na educação infantil para o desenvolvimento da aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. Aborda questões relacionadas à importância da ludicidade na Educação Infantil, no qual sabemos que é um tema bastante debatido e de grande importância na educação, tornando a aprendizagem das crianças mais gratificante e satisfatória, pois ao mesmo tempo em que ela brinca, também aprende. O trabalho enfoca a criança do século XXI, o brincar como uma ação inovadora no trabalho pedagógico, permitindo que a mesma explore diferentes comportamentos, situações, capacidades e limites. Fazendo-se necessário, então, promover a diversidade dos jogos e brincadeiras para que se amplie a oportunidade que os brinquedos podem oferecer, estimulando seu raciocínio, sua criatividade e imaginação. Aborda ainda a importância do cuidar e educar, como também a importância das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, no qual são fatores indispensáveis em todo ambiente educacional. Sabe-se que o lúdico tem na sua essência o brincar como diversão e ao mesmo tempo a construção da aprendizagem. O brincar é essencial, e também um dos pilares da constituição de culturas da infância, compreendidas como significações e formas de ação social que estruturam as relações das crianças entre si, bem como os modos pelos quais interpretam e representam algo sobre o mundo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| APLS25032014.pdf | 632,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
