Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3772
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Anaiza Pereira de Lacerda-
dc.date.accessioned2018-03-15T13:50:17Z-
dc.date.available2014-03-23-
dc.date.available2018-03-15T13:50:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3772-
dc.description.abstractThe present study has the objective to show the discussions on the importance and necessity of playfulness in early childhood education for the development of learning fun and enjoyable way. Related discusses the importance of playfulness in Early Childhood Education issues , which we know is a very debated and very important theme in education , making learning more rewarding and fulfilling children because while she plays well learned . The work focuses on the child's twenty-first century, playing as an innovative action in pedagogical work, allowing it to explore different behaviors, situations, capabilities and limitations. Making it necessary, then, to promote the diversity of games and activities for the opportunity to broaden those toys can offer, stimulating their thinking, their creativity and imagination. It also discusses the importance of caring for and educating, but also the importance of play for development and learning in early childhood education, which are essential factors in any educational environment. It is known that the play is in essence play as fun and at the same time the construction of learning. The play is essential, and also one of the pillars of the constitution of childhood cultures, understood as meanings and forms of social action that structure relationships between children themselves, as well as the ways in which interpret and represent something about the world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-15T13:50:17Z No. of bitstreams: 1 APLS25032014.pdf: 647594 bytes, checksum: fbebb4a7755de03dc5a4d78799b9888f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-15T13:50:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APLS25032014.pdf: 647594 bytes, checksum: fbebb4a7755de03dc5a4d78799b9888f (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO lúdico: jogos e brincadeiras na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Emília Cristina Ferreira de-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo mostrar as discussões sobre a importância e a necessidade do lúdico na educação infantil para o desenvolvimento da aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. Aborda questões relacionadas à importância da ludicidade na Educação Infantil, no qual sabemos que é um tema bastante debatido e de grande importância na educação, tornando a aprendizagem das crianças mais gratificante e satisfatória, pois ao mesmo tempo em que ela brinca, também aprende. O trabalho enfoca a criança do século XXI, o brincar como uma ação inovadora no trabalho pedagógico, permitindo que a mesma explore diferentes comportamentos, situações, capacidades e limites. Fazendo-se necessário, então, promover a diversidade dos jogos e brincadeiras para que se amplie a oportunidade que os brinquedos podem oferecer, estimulando seu raciocínio, sua criatividade e imaginação. Aborda ainda a importância do cuidar e educar, como também a importância das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, no qual são fatores indispensáveis em todo ambiente educacional. Sabe-se que o lúdico tem na sua essência o brincar como diversão e ao mesmo tempo a construção da aprendizagem. O brincar é essencial, e também um dos pilares da constituição de culturas da infância, compreendidas como significações e formas de ação social que estruturam as relações das crianças entre si, bem como os modos pelos quais interpretam e representam algo sobre o mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APLS25032014.pdf632,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.