Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3774
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Agda Monielly Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-15T14:14:23Z | - |
dc.date.available | 2018-03-07 | - |
dc.date.available | 2018-03-15T14:14:23Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3774 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the importance of reading for the development of the child in the initial years of Elementary School in a school in the municipality of Duas Estradas, located in the northeast of Brazil. The methodology used was based on the application of questionnaires with the theme of reading and its contribution in the educational context. It was identified how the reading process occurs in the classroom and how important it is in the school context. On the theoretical contribution, the following authors were used: Abreu (1999), Freire (2006) and Goulemot (2001). Finally, we verified that the habit of reading is still essential in students' development, in order to achieve the true support of social practice, capable of forming critical citizens and aware of their role mainly in school life. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-15T14:14:23Z No. of bitstreams: 1 AMOS07032018.pdf: 705699 bytes, checksum: 5d88a549118304d25dc903ad9c17d118 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-15T14:14:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMOS07032018.pdf: 705699 bytes, checksum: 5d88a549118304d25dc903ad9c17d118 (MD5) Previous issue date: 2017-07-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática social | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | A importância da leitura para o desenvolvimento da criança no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sobreira, Jéssica Lobo | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso analisa a importância da leitura para o desenvolvimento da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola do município de Duas Estradas. Como aporte metodológico, foram utilizados questionários direcionados à leitura e sua contribuição no contexto educacional. Após análise desses questionários foi identificado como ocorre o processo de leitura em sala e qual a importância desta no contexto escolar. No que se refere ao suporte téorico foram utilizados principalmente os seguintes autores: Abreu (1999), Freire (2006) e Goulemot (2001). Por fim, verificamos que o hábito da leitura ainda é essencial no desenvolvimento dos alunos, sendo necessário que a escola concentre sua atenção nessa questão, diversificando conteúdos para o perfeito desenvolvimento do gosto pela leitura, afim que alcance o verdadeiro respaldo de prática social, capaz de formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel, tanto na vida escolar, como em seu cotidiano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMOS07032018.pdf | 689,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.