Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Layla Carolliny Araujo-
dc.date.accessioned2018-03-15T14:58:23Z-
dc.date.available2017-08-15-
dc.date.available2018-03-15T14:58:23Z-
dc.date.issued2017-07-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3779-
dc.description.abstractContinuing education is currently essential for those who seek to improve professionally. A good educator should always update and question their knowledge to provide better learning to their students. In light of these considerations, we will investigate the relevance of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) in the continuing education of the literacy teacher, seeking to know how the PNAIC contributes to the practice of literacy among students from the first to third year of elementary school, Precisely in the Municipal School of Fundamental Education Vida Nova, located in the municipality of Pombal - PB. The general objective is to analyze how the PNAIC has contributed to the teacher's practice in the classroom. The specific objectives are: to verify how the activities of the PNAIC are being worked by the teachers in the process of literacy, to know the pedagogical practices of the teachers in the classroom and to investigate if the educators recognize the importance of the continuous formation for the professional improvement. We sought to know the impact of the PNAIC on the practice of the literacy teacher and how teachers view this program in relation to the methodologies they bring to work with literacy. For the data collection, a questionnaire with open questions was used to obtain more information about the studied subject. At the end of the research and based on the answers obtained in the questionnaire we conclude that the interviewees are aware of the importance of continuous training in their professional life and how the PNAIC contributes to this process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-15T14:58:23Z No. of bitstreams: 1 LCAF15082017.pdf: 867302 bytes, checksum: cf901ab0b4835a96a1d450b795a1766a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-15T14:58:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LCAF15082017.pdf: 867302 bytes, checksum: cf901ab0b4835a96a1d450b795a1766a (MD5) Previous issue date: 2017-07-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização na Idade Certa (PNAIC)pt_BR
dc.titleO Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na visão de professores alfabetizadorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Ielba Valeska de Farias-
dc.description.resumoA formação continuada, atualmente, é essencial para quem busca melhorar profissionalmente. Um bom educador deve sempre atualizar e questionar seus conhecimentos para proporcionar uma melhor aprendizagem aos seus alunos. Diante dessas considerações, pesquisaremos sobre a relevância do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na formação continuada do professor alfabetizador, buscando saber como o PNAIC contribui para a prática com a alfabetização dos alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental, mais precisamente na Escola Municipal do Ensino Fundamental Vida Nova, localizada no município de Pombal – PB. O objetivo geral é analisar como o PNAIC vem contribuindo para a prática do professor em sala de aula. Os objetivos específicos são: verificar como as atividades do PNAIC estão sendo trabalhadas pelos professores no processo de alfabetização, conhecer as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula e investigar se os educadores reconhecem a importância da formação continuada para a melhoria profissional. Procurou-se saber qual o impacto do PNAIC na prática do professor alfabetizador e qual a visão dos professores acerca desse programa em relação às metodologias trazidas pelo mesmo para o trabalho com a alfabetização. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com perguntas abertas para obtenção de maiores informações acerca do tema estudado. Ao término da pesquisa e embasados nas respostas obtidas no questionário concluímos que os entrevistados estão cientes da importância da formação contínua na sua vida profissional e de como o PNAIC contribui para esse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCAF15082017.pdf846,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.