Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Luciana Mendonça Nunes-
dc.date.accessioned2018-03-15T15:16:13Z-
dc.date.available2017-07-14-
dc.date.available2018-03-15T15:16:13Z-
dc.date.issued2017-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3780-
dc.description.abstractEarly childhood education plays a fundamental role in the basic education of children, in which one of the most relevant roles is represented by play. Assuming that each stage of the child is a period in which their behaviors, attitudes and thoughts are made up of different forms of reasoning and logic, it is possible to affirm that healthy child development depends on good school conduct at this stage of life. This work seeks to verify how the teachers of Early Childhood Education in the city of Alagoa Grande - PB perceive the importance of the playful in early childhood education and how the contents work with the child. For this, we collected information from municipal and private school teachers through structured questionnaires to better support our considerations. In this paper, the considerations of Piaget (1988), Moura (2007), Schaida (2014), Vygotsky (1984,1994,1998) and Kishimoto (1993) are references, as well as the guiding documents of the Brazilian Infantile Education - National Curricular Parameters Curricular Framework for Early Childhood Education. The analysis of the questionnaire indicates that the playful allied to early childhood education accompanies the stages of development of the child, starting from simple levels to more complex, significantly improving the acquisition of learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-15T15:16:13Z No. of bitstreams: 1 LMNB14082017.pdf: 581074 bytes, checksum: d5382f8de8133eeeaae450c0cc3f7925 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-15T15:16:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LMNB14082017.pdf: 581074 bytes, checksum: d5382f8de8133eeeaae450c0cc3f7925 (MD5) Previous issue date: 2017-07-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologia educacionalpt_BR
dc.titleO ensino e a ludicidade na educação infantil no município de Alagoa Grandept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alexandre, Walmyra Medeiros-
dc.description.resumoA educação infantil tem um papel fundamental na educação básica das crianças, no qual um dos papéis mais relevantes é representado pelo brincar. Pressupondo que cada estágio da criança é um período no qual seus comportamentos, atitudes e pensamentos são constituídos por formas diferentes de raciocínio e lógica é possível afirmar que o desenvolvimento salutar infantil depende de uma boa condução escolar nessa fase da vida. Este trabalho busca verificar como os professores da Educação Infantil no município de Alagoa Grande – PB percebem a importância do lúdico na educação infantil e como trabalham os conteúdos com a criança. Para isso, coletou-se informações de professores municipais e de escola privada através de questionários estruturados afim de melhor embasar nossas considerações. São referência para este trabalho as considerações de Piaget(1988), Moura (2007), Schaida (2014), Vygotsky (1984,1994,1998) e Kishimoto (1993), além dos documentos norteadores da Educação Infantil brasileira – Parâmetros Curriculares Nacionais e Referencial Curricular para Educação Infantil. A analise do questionário indica que o lúdico aliado à educação infantil acompanha os estágios de desenvolvimento da criança, partindo de patamares simples para mais complexo, melhorando significativamente a aquisição da aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMNB14082017.pdf567,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.