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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3782
Tipo: | TCC |
Título: | Atendimento Educacional Especializado (AEE) ao discente surdo: desafios e possibilidades na formação do professor da sala de recursos |
Autor(es): | Soares, Sylvany Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Santos, Cerlene da Penha |
Resumo: | O acesso e a permanência das pessoas surdas à escola regular é uma conquista de direito ocorrida nas últimas décadas, amparada, inicialmente, pela Constituição Federal de 1988, e, atualmente, pelas políticas linguísticas em torno da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da educação das pessoas surdas, atravésda Lei no 10.436/2002 e do Decreto no 5.626/2005. A inclusão da pessoa surda na escola comum requer meios que propiciem sua plena participaçãonas atividades desenvolvidas levando sempre em consideração a cultura e identidade surda. Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2011), o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço realizado em Sala de Recursos Multifuncionais instaladas em escolas públicas e ofertadas aos discentes com deficiência da Educação Básica. Diante da especificidade linguística e cultural do discente surdo se encontra o desafio dos docentes que atuam no AEE junto a este público. Pouco se discute sobre a formação destes profissionais. Partindo desta realidade que o presente trabalho se propôs analisar a formação docente para o Atendimento Educacional Especializado às pessoas surdas na Escola Municipal Nila Ferreira em Fagundes – PB. A metodologia é de cunho qualitativo e se caracteriza como pesquisa campo de natureza exploratória. Quanto à técnica para coleta dos dados ocorreu através de levantamento bibliográfico e documental. O instrumento utilizado foi à entrevista semiestruturada direcionada à professora do AEE da escola campo. Os resultados indicam, a falta de formação continuada para atuar no AEE, e, consequentemente, o despreparo profissional para atender às necessidades educacionais das pessoas surdas que utilizam o serviço; a ausência de recursos humanos, neste caso, o instrutor (professor surdo) para o ensino da Libras, além da produção e elaboração de instrumentos linguísticos para o trabalho com a Língua de Sinais, como prevê a Lei. Sobre as possibilidades é possível sugerir o contato com o setor responsável pela Educação Especial do município na tentativa de requerer a formação específica na área da surdez e a aquisição de materiais necessários ao atendimento deste público. Para que seja proporcionado o direcionamento específico às necessidades linguísticas, pedagógicas das crianças surdas, garantindo as condições básicas no processo de ensino e aprendizagem no AEE. |
Abstract: | The access and permanence of deaf people to the regular school is an achievement of law occurred in the last decades, initially supported by the Federal Constitution of 1988, and, currently, by the linguistic policies around the Brazilian Language of Signals (Pounds) and Education of deaf people, through Law 10.436 / 2002 and Decree No. 5626/2005. The inclusion of the deaf person in the common school requires means that allow their full participation in the developed activities, always taking into account the culture and deaf identity. Based on the National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2011), the Specialized Educational Assistance (AEE) is a service held in the Multifunctional Resources Room installed in public schools and offered to students with disabilities in Basic Education. Faced with the linguistic and cultural specificity of the deaf student, there is the challenge of the teachers who work in the AEE with this public. Little is discussed about the training of these professionals. Starting from this reality that the present work was proposed to analyze the teacher training for the Specialized Educational Assistance to the deaf people in the Nila Ferreira Municipal School in Fagundes - PB. The methodology is qualitative and is characterized as a field research of an exploratory nature. As for the technique for data collection, it was carried out through a bibliographical and documentary survey. The instrument used was the semistructured interview directed to the AEE teacher of the field school. The results indicate the lack of continuous training to work in the AEE and, consequently, the lack of professional preparation to meet the educational needs of the deaf people who use the service; The lack of human resources, in this case, the teacher (deaf teacher) for the teaching of Libras, in addition to the production and elaboration of language tools for working with the Sign Language, as provided by the Law. Contact with the sector responsible for Special Education in the city in an attempt to require specific training in the area of deafness and acquisition of materials needed to attend this public. In order to provide specific guidance to the linguistic and pedagogical needs of deaf children, guaranteeing the basic conditions in the teaching and learning process in AEE. |
Palavras-chave: | Surdez - criança Formação docente Atendimento Educacional Especializado (AEE) Educação especial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3782 |
Data do documento: | 25-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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