Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3784
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Galdino, Mariana Soares de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-19T13:35:26Z | - |
dc.date.available | 2017-08-29 | - |
dc.date.available | 2018-03-19T13:35:26Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3784 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze contemporary conceptions of childhood, reflected in the postings of videos with children in social networks. This theme was chosen due to the observation of changes in the behavior of children who are increasingly linked and dependent on the media in their daily lives and who "reposition" them into a position of mini adults. It was also sought to identify the conceptions of childhood present in History and to confront the influence of the media in the emergence of new conceptions of childhood. The research discusses childhood in different historical contexts, as well as approaches the conceptions of childhood under the influence of the media today. To do so, the work analyzes two videos chosen on the Internet due to the large number of views, highlighting expressions and attitudes of children as a way to exemplify conceptions of childhood observed today that develop under the influence of media technologies. It is concluded that these contribute to take childhood to the place of participant in social life, empowering it as a citizen, who observes the environment around it, full of information and diverse contents. Children, in turn, incorporate this information into their daily lives through the use of vocabulary, gestures in speech and gesturing, assimilating passions reflected in the media. Thus, the current conception of childhood goes beyond what is determined for each of its chronological stages and emancipates for a subject constructing its identity with autonomy in front of the interactions with the social and mediatic environment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-19T13:35:26Z No. of bitstreams: 1 MSLG29082017.pdf: 457724 bytes, checksum: 56c9a681d6435f080543766fc7d23103 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-19T13:35:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSLG29082017.pdf: 457724 bytes, checksum: 56c9a681d6435f080543766fc7d23103 (MD5) Previous issue date: 2017-08-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.title | As crianças nas redes sociais: concepções de infância em cena | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Nádia Jane de | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva analisar concepções de infância na contemporaneidade, refletidas nas postagens de vídeos com crianças nas redes sociais. Tal tema foi escolhido devido à observação das mudanças no comportamento das crianças que estão cada vez mais ligadas e dependentes das mídias em seu dia a dia e que as “recolocam” numa posição de mini adultos. Buscou-se também identificar as concepções de infância presentes na História e confrontar a influência das mídias no surgimento de novas concepções da infância. A pesquisa discorre sobre a infância em diferentes contextos históricos, assim como aborda as concepções de infância sob a influência da mídia na atualidade. Para tanto, o trabalho analisa dois vídeos escolhidos na internet devido ao grande número de visualizações, destacando expressões e atitudes das crianças como forma de exemplificar concepções de infância observadas hoje em dia que se desenvolvem sob influência das tecnologias midiáticas. Conclui-se que essas contribuem para levar a infância ao lugar de participante na vida social, empoderando-a como cidadã, que observa o meio que a cerca, repleto de informações e de conteúdos diversos. As crianças, por sua vez, incorporam tais informações ao seu cotidiano por meio da utilização do vocabulário, dos trejeitos no falar e ao gesticular, assimilando modismos repercutidos nas mídias. Sendo assim, a concepção de infância atual vai além do que é determinado para cada uma de suas etapas cronológicas e se emancipa para um sujeito construindo sua identidade com autonomia frente às interações com o meio social e midiático. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MSLG29082017.pdf | 447 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.