Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/38| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação financeira em sala de aula: o uso da matemática nas relações de consumo. |
| Autor(es): | Sousa, Ricardo Dantas de. |
| Primeiro Orientador: | Silva, Antônio Sales da. |
| Resumo: | O objetivo deste trabalho é proporcionar aos participantes do sistema educacional uma reflexão sobre o tratamento que deve ser dado às finanças pela família, tendo em vista a grande dificuldade enfrentada pelas pessoas para administrarem sua vida financeira. A escolha do tema Educação Financeira vai ao encontro dessa problemática como forma de auxiliar as pessoas a conduzirem seu orçamento pessoal e doméstico com eficiência. Nessa perspectiva, apresentamos o desenvolvimento de um Estágio Supervisionado realizado em uma escola do município de São José de Espinharas-PB e outro realizado no município de Caicó-RN. Em ambos, trabalhamos de forma contextualizada os conteúdos matemáticos dando ênfase à Matemática Financeira e seu uso na resolução de problemas do cotidiano do aluno, de forma que ele compreenda o funcionamento da Economia Doméstica, e, consequentemente, aprenda a administrar o seu dinheiro e o da sua família. Assim, concluímos que a escola, enquanto instituição de preparação para o exercício da cidadania deve desenvolver a Educação Financeira desde o início da vida estudantil através de uma proposta pedagógica que mostre sua utilidade prática e sua importância para melhora na qualidade de vida das pessoas. |
| Abstract: | The aim of this work is to provide participants in the educational system with a reflection on the treatment to be given to the family finances with a view to the great difficulty faced by people to manage their financial lives. The choice of Financial Education theme will meet this problem as a way of helping people to lead their personal and household budget efficiently. From this perspective, we present the development of a supervised internship in a school held in São José de Espinharas-PB and another conducted at Caicó-RN. In both, we work in a contextualized mathematical content with an emphasis on Financial Mathematics and its use in solving everyday problems of the student, so he understands the workings of Home Economics, and thus learn to manage his own his family’s money. Thus, we conclude that the school viewed as an institution that prepares for the exercise of citizenship should develop a financial education from the beginning of student life through an educational approach that shows its practical usefulness and importance to improve the quality of people’s lives. |
| Palavras-chave: | Estudo e ensino da matemática Matemática financeira Study and teaching of mathematics Financial math |
| Departamento: | Matemática |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/38 |
| Data do documento: | 14-Ago-2012 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RDS14082012.pdf | 592,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
