Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Kleane Darlene Cavalcanti Ramos-
dc.date.accessioned2018-03-20T11:22:09Z-
dc.date.available2018-02-09-
dc.date.available2018-03-20T11:22:09Z-
dc.date.issued2016-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3804-
dc.description.abstractThe present work has as objective a study on the incentive with pleasure of reading in the infantile education. The research focused on questions about the proposals offered by teachers in the process of encouraging a playful and enjoyable reading. And through bibliographical research with the use of theoretical bases such as the author Nelly Novaes Coelho Elisangela Cristina de Paula Penteado and also the National Curricular Reference for Early Childhood Education that contributed to better subsidies in this exchange of learning between theory and practice of reading. It is incumbent upon the teacher to play the role of stimulating the child's learning through dynamic reading and the way of appreciating it appropriately. In this way the research reflects the importance of reading in the children's universe, inserting the playful in the activities directed towards childhood and recognizing the child as a subject of law that must be inserted in the social and cultural milieu. With these circumstances the use of resources enriches and encourages the pleasure by reading and consequently will contribute to this process that drives children's literature in early childhood education. The objectives of this research is to look for the best ways to awaken the taste for reading in the initial grades; Corroborate the importance of reading for Early Childhood Education and assistance in mental, cognitive, psychological and motor development; To verify the contributions that the reading brings to the citizen training. With the narrative the child significantly builds his intellectual development and broadens his worldview. The methodology is characterized by the attempt of educational awareness focused on the way to offer reading in early childhood education so that this process contributes to the pleasure that reading must have. In conclusion, therefore, how important is the stimulation of the act of reading for children, and how the growth of this habit only has to magnify the human being, at any stage of life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-20T11:22:09Z No. of bitstreams: 1 KDCRF09022018.pdf: 367209 bytes, checksum: 6d29ebb64d96370ea4b387542148ef0d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-20T11:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KDCRF09022018.pdf: 367209 bytes, checksum: 6d29ebb64d96370ea4b387542148ef0d (MD5) Previous issue date: 2016-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectIncentivo a leiturapt_BR
dc.titleA leitura na educação infantil: incentivando com prazerpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Nicette Navarro-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo um estudo sobre o incentivo com prazer da leitura na educação infantil. A pesquisa se debruçou em questionamentos em torno das propostas oferecidas por professores no processo de incentivo a uma leitura lúdica e prazerosa. E por meio de pesquisas bibliográficas com uso de embasamentos teóricos como a autora Nelly Novaes Coelho Elisangela Cristina de Paula Penteado e também o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil que contribuíram para melhores subsídios nessa troca de aprendizados entre a teoria e a prática da leitura. Compete ao profissional docente o papel de estimular o aprendizado da criança por meio de leituras dinâmicas e a maneira de se aprecia-la adequadamente. Deste modo a pesquisa reflete a importância da leitura no universo infantil, inserindo o lúdico nas atividades voltadas para a infância e reconhecendo a criança como sujeito de direito que deve estar inserida no meio social e cultural. Com estas circunstâncias a utilização de recursos enriquece e incentiva o prazer pelo ato de ler e consequentemente contribuirá nesse processo que impulsiona a literatura infantil na educação infantil. Os objetivos desta pesquisa é procurar as melhores maneiras de despertar o gosto pela leitura nas séries iniciais; corroborar a importância da leitura para a Educação Infantil e auxílio no desenvolvimento mental, cognitivo, psicológico e motor; constatar as contribuições que a leitura traz para a formação cidadã. Com a narrativa a criança constrói significativamente o seu desenvolvimento intelectual e amplia sua visão de mundo. A metodologia se caracteriza pela tentativa de conscientização educacional voltada para a maneira de oferecer a leitura na educação infantil de modo que esse processo contribua para o prazer que a leitura deve ter. Concluindo, portanto quão é importante o estimulo do ato de ler para crianças, e como o crescimento deste hábito só tem a engrandecer o ser humano, em qualquer fase da vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KDCRF09022018.pdf358,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.