Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Josicleide Monteiro de-
dc.date.accessioned2018-03-20T11:43:48Z-
dc.date.available2016-12-12-
dc.date.available2018-03-20T11:43:48Z-
dc.date.issued2016-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3805-
dc.description.abstractThe play in early childhood education has been an essential tool in the teaching- learning process, bringing numerous contributions to the development of the child. The pedagogical practice is currently seeking to use play activities in order to facilitate the student's motivation, as well as their adaptation and socialization of the same in the school within, as through these practices, the child becomes motivated and adapted to the environment in which it is inserted. Therefore this study aims to understand the size and the importance of play in child development and learning process. The same is justified by the need to understand the importance of playfulness and play in the development and learning, recognizing the need to introduce these activities in the school context, it is clear that the games take to learn in a pleasant way, thus obtaining a higher learning. a case study was conducted at the Municipal School Porphyria Vieira dos Santos, in order to observe and analyze the joke contribution in the classroom, specifically in early childhood education classes in which educators through questionnaires application gave their point view of the importance of play, the result shows that educators point out that the play is necessary in the whole universe of early childhood education, once the joke brings with it valuable learning spaces and used for this purpose, it is of immense utility for pedagogical practice. The same helps in the development of various skills such as socialization, integration, develops team spirit and develops all cognitive area for the acquisition of diverse knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-20T11:43:48Z No. of bitstreams: 1 JMO12122016.pdf: 738925 bytes, checksum: 19b283fc77f3c0b5825a943de6be8f9c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-20T11:43:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JMO12122016.pdf: 738925 bytes, checksum: 19b283fc77f3c0b5825a943de6be8f9c (MD5) Previous issue date: 2016-11-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO brincar como instrumento motivador no ensino aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Ronaldo Adriano da Costa-
dc.description.resumoO brincar na educação infantil tem sido uma ferramenta essencial no processo de ensino aprendizagem, trazendo inúmeras contribuições para o desenvolvimento da criança. A prática pedagógica atualmente tem buscado utilizar atividades lúdicas com o intuito de facilitar a motivação do aluno, além de sua adaptação e socialização do mesmo no seio escolar, visto que através destas práticas, a criança torna-se motivada e adaptada ao ambiente no qual está inserido. Sendo assim o presente estudo tem por finalidade compreender a dimensão e a importância do brincar no processo de desenvolvimento e da aprendizagem da criança. O mesmo se justifica pela necessidade de compreender a importância da ludicidade e do brincar no desenvolvimento e aprendizagem, reconhecendo a necessidade da introdução dessas atividades no contexto escolar, pois é notório que as brincadeiras levam a aprender de forma prazerosa, obtendo assim um aprendizado maior. Foi realizada uma pesquisa na Escola Municipal Porfiria Vieira dos Santos, afim de observar e analisar a contribuição da brincadeira na sala de aula, mais especificamente em turmas de educação infantil, no qual os educadores por meio de aplicação de questionários deram seu ponto de vista sobre a importância do brincar, cujo resultado mostra que os educadores apontam que o brincar é necessário em todo o universo da Educação Infantil, uma vez que a brincadeira traz em si espaços valiosos de aprendizagem e se utilizada com esse propósito, torna-se de imensa utilidade para a prática pedagógica. A mesma auxilia no desenvolvimento de várias habilidades como a socialização, a integração, desenvolve o espírito de equipe, e desenvolve toda área cognitiva para a aquisição de saberes diversos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMO12122016.pdf721,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.