Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Josefa Eritania Jacinto-
dc.date.accessioned2018-03-20T12:13:34Z-
dc.date.available2018-02-09-
dc.date.available2018-03-20T12:13:34Z-
dc.date.issued2018-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3807-
dc.description.abstractIn the last decade, the school system has been modified with the inclusive proposal, and was adopted a single type of school: regular, which welcomes all students, introduce adequate means and resources and offers support to those who find barriers to learning. The inclusive education comprises special education within the regular school and turns a school into a space for all. It favors diversity in that it considers that all students may have special needs at some moment in their school life. This study objected to analyze how is an implementation of Inclusive Education at Municipal School of Elementary Education in the city of Juazeirinho-PB. And check how the learning of students who has any deficiency is made. As well as, know the methodological strategies used by teacher to facilitate their learning, and which difficulties were found by them. The methodology used was of a basic nature, with the type of exploratory descriptive research, having a qualitative approach, and a field research, the data collect was done through registered photos, and an interview with two teachers, one of Specialized Educational Assistance Class(AEE), and the other of regular class, and had as bibliographic source book, magazines and websites. From the data analysis, it was possible to note the big importance of the theme, showing the necessary for training and continuous formation for teachers so that they can unleash skills and ability to ensure higher quality education, that meet the different needs of students, and effect a different pedagogical practice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-20T12:13:34Z No. of bitstreams: 1 JEJP09022018.pdf: 800037 bytes, checksum: fdb28d04522840507489f3b2c66415d8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-20T12:13:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JEJP09022018.pdf: 800037 bytes, checksum: fdb28d04522840507489f3b2c66415d8 (MD5) Previous issue date: 2018-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEspecial especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado (AEE)pt_BR
dc.titlePor uma escola para todos: uma análise sobre a educação inclusiva em uma escola de Juazeirinho-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Keliene Christina da-
dc.description.resumoNa última década, o sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva e um único tipo de escola foi adotado: a regular, que acolhe todos os alunos, apresenta meios e recursos adequados e oferece apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem. A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar. Esse estudo objetivou analisar como é a implementação da Educação Inclusiva na Escola Municipal da cidade de Juazeirinho-PB. E assim verificar como é feita a aprendizagem dos alunos que possuem alguma deficiência. Bem como, conhecer as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores para facilitar a aprendizagem dos mesmos, e quais as dificuldades encontradas por eles. A metodologia utilizada foi de natureza básica, com o tipo de pesquisa exploratória descritiva, tendo uma abordagem qualitativa e uma pesquisa de campo, a coleta de dados foi feita através de fotos registradas e um questionário com duas professoras, sendo uma da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a outra da sala regular, e teve como fonte bibliográfica livros, revistas e sites. A partir da análise dos dados, foi possível notar a grande importância do tema, mostrando a necessidade da capacitação e formação continuada para os professores, para que possam desencadear competências e habilidades para garantir um ensino de maior qualidade, que atendam as diferentes necessidades dos alunos e, assim, efetivar uma prática pedagógica diferenciada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEJP09022018.pdf781,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.