Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3808
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Israela Alves | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-20T12:46:26Z | - |
dc.date.available | 2018-01-15 | - |
dc.date.available | 2018-03-20T12:46:26Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3808 | - |
dc.description.abstract | This monographic work has as its central theme "fundamental education in the perspective of literacy". Literacy, besides developing a process of teaching reading and writing, acts directly and helps in the social context, making learning not be summarized and restricted to the theories brought in the classroom, but which are effectively part of children's lives . The skills acquired in schools should not be plastered and limited to the classroom, but rather be part of the communicative relations of the individuals inserted in the process of teaching learning. In the middle of this, we have as general objective: To analyze the teaching-learning process, in the elementary school of the Dozinha Bento school. This work is justified because it presents constant debates around the elementary school and this happens around the knowledge that acts in the process of teaching learning. This research seeks to present the development of the linguistic abilities of the students, as they practice the act of reading and writing with understanding of multiple meanings relating to different situations of life. They need to be taught in a way that relates text and context, exploring words and images, but teaching in a large part of public institutions especially in the state of Paraíba, occurs systematically and monologically, especially in the early years of Elementary School. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-20T12:46:26Z No. of bitstreams: 1 IAS15012018.pdf: 2140527 bytes, checksum: 37a9fa2cf21c733721a8653c325805d2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-20T12:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IAS15012018.pdf: 2140527 bytes, checksum: 37a9fa2cf21c733721a8653c325805d2 (MD5) Previous issue date: 2017-12-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Práticas sociais | pt_BR |
dc.subject | Leitura - escrita | pt_BR |
dc.title | Ensino fundamental na perspectiva do letramento | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santana, Wilder Kleber Fernandes de | - |
dc.description.resumo | Esse presente trabalho monográfico tem como temática central “o ensino fundamental na perspectiva do letramento”. O Letramento, além de desenvolver um processo de ensino a leitura e da escrita, age diretamente e ajuda no contexto social, fazendo com que a aprendizagem não fique resumida e restrita as teorias trazidas em sala de aula, mas que efetivamente façam parte da vida das crianças. As habilidades adquiridas nas escolas não devem ser engessadas e limitadas a sala de aula, mas sim fazer parte das relações comunicativas dos indivíduos inseridos no processo ensino aprendizagem. Em meio a isso, temos como objetivo geral: Analisar o processo de ensino-aprendizagem, no ensino fundamental do colégio Dozinha Bento. Justifica -se esse trabalho por apresentar constantes debates em torno do ensino fundamental e isso se dá em torno do conhecimento que atua no processo de ensino aprendizagem. A referida pesquisa busca apresentar o desenvolvimento das capacidades linguísticas dos alunos, na medida que eles praticam o ato de ler e escrever com compreensão de múltiplos sentidos relacionando com situações diferentes da vida. Eles precisam ser ensinados de forma a relacionar texto e contexto, explorando palavras e imagens, porém, o ensino em grande parte das instituições públicas especialmente no Estado da Paraíba, ocorre de forma sistemática e monológica, principalmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IAS15012018.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.