Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Francisca Viturino de-
dc.date.accessioned2018-03-20T12:57:35Z-
dc.date.available2018-02-09-
dc.date.available2018-03-20T12:57:35Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3809-
dc.description.abstractReading and writing are included in this set of competencies. Otherwise, it must be recognized that the teaching of all other subjects can contribute to a better performance in reading and writing, since the entire verbal relationship between teachers and students occurs in the mother tongue. Thus, teachers of all other subjects should recognize this role and act accordingly for the benefit of their students. In this sense, who developed this research with qualitative bibliographic analysis with the purpose of reflecting on the acquisition and learning processes of reading in the school context of the children's education phase. Despite the large number of current theories, views, models and proposals, there is no consensus on which methodology is most appropriate for reading instruction for young children. This work will help educators understand the importance of skills development strands in teaching children to take an interest in reading and provide guidance on the educational and curricular issues that must be addressed to successfully integrate the principles of reading along with the skills necessary foundation and teach all children to read. It consists of four sections, the first chapter addresses the history and contextualization of literacy in Brazil, the teacher's role and public policies for children and the development of reading and technology reading; second chapter discusses The importance of meaningful reading in everyday practice: A path to the perception of the external environment, The teacher and the development of reading and interdisciplinary reading; third chapter brings the reflection of the bibliographical research on the context of literacy in school, Literacy a means for the realization of learning in thought and the analysis of three authors who contributed to the teaching of reading. Always problematizing and seeing the vision of the main researchers in the field of reading. It concludes with the final considerations and bibliographical references.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-20T12:57:35Z No. of bitstreams: 1 FVS09022018.pdf: 342399 bytes, checksum: 641a88ab7892bfb13bdf4e38218f444c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-20T12:57:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FVS09022018.pdf: 342399 bytes, checksum: 641a88ab7892bfb13bdf4e38218f444c (MD5) Previous issue date: 2017-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleA importância da leitura para o desenvolvimento do hábito leitorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista , Clenice Paulino da Silva-
dc.description.resumoA leitura e a escrita estão incluídas neste conjunto de competências. Caso contrário, é preciso reconhecer que o ensino de todos os outros assuntos pode contribuir para um melhor desempenho na leitura e na escrita, pois toda a relação verbal entre professores e alunos ocorre na língua materna. Assim, os professores de todos os outros assuntos devem reconhecer esse papel e agir de acordo com ele para o benefício de seus alunos. Nesse sentido, que desenvolveu essa pesquisa com análise bibliográfica qualitativa com a finalidade de refletir sobre os processos de aquisição e aprendizagem da leitura no contexto escolar da fase de educação infantil. Apesar do grande número de teorias, opiniões, modelos e propostas atuais, não há consenso sobre qual é a metodologia mais adequada para o ensino da leitura para crianças pequenas. Este trabalho irá ajudar aos educadores a compreender a importância das vertentes do desenvolvimento de habilidades em ensinar as crianças a ter interesse pela leitura e fornecer orientação sobre as questões educacionais e curriculares que devem ser abordadas para integrar com sucesso os princípios da leitura juntamente com as habilidades de fundação necessárias e ensinar com sucesso a todas as crianças a ler. Constitui-se em três seções, primeiro Capítulo faz uma abordagem sobre Histórico e contextualização da alfabetização no Brasil, Papel do professor e as politicas públicas para a infância e o desenvolvimento da leitura e a Leitura tecnológica; segundo capítulo trata A importância da leitura significativa na pratica cotidiana: Um caminho à percepção do meio externo, O professor e o desenvolvimento da leitura e a Leitura interdisciplinar; terceiro capítulo traz a reflexão da pesquisa bibliográfica sobre o contexto da alfabetização na escola, Alfabetização um meio para a realização da aprendizagem no pensamento e a análise de três autores que contribuíram para o ensino da leitura. Sempre problematizando e vendo a visão dos principais pesquisadores na área da leitura. Conclui-se com as considerações finais e referências bibliográfica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FVS09022018.pdf334,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.