Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3811
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Elisangela da Costa Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-20T13:14:37Z | - |
dc.date.available | 2018-02-08 | - |
dc.date.available | 2018-03-20T13:14:37Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3811 | - |
dc.description.abstract | The phenomenon of indiscipline has been regarded as one of the most common problems in the daily educational institutions and which is part of the frequent complaints of teachers. In an attempt to maintain order and discipline in the classroom, as a way to get a favorable environment to teach their classes, many professionals use outdated strategies, characteristics of traditional teaching, however, usually these strategies only aggravate the problem of indiscipline. In this sense, the present final project aims to discuss the phenomenon of indiscipline in educational institutions, reflecting on the prospects of the institution and of the students. This is a qualitative character study that was developed from the literature search, seeking relevant data both in academic productions as in publications of authors who have studied or are studying on the subject. In this study was approached superficially about the sight of teachers and students about the phenomenon of indiscipline, seeking to check the effects of the disciplinary authority, and understand the role of the school in building a positive concept of discipline. You can see in this study the importance of this debate on education from the knowledge of other academic and production assumptions developed by scholars such as Julio Groppa Aquino; Michel Foucault; among others. The relevance of this discussion is to motivate new reflections, from the expansion of knowledge that can enable positive changes in teaching practice and consequently on education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-20T13:14:37Z No. of bitstreams: 1 ECSP02022018.pdf: 1179111 bytes, checksum: 127ffefaed6bcac9eabf5aca28b3c2f2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-20T13:14:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ECSP02022018.pdf: 1179111 bytes, checksum: 127ffefaed6bcac9eabf5aca28b3c2f2 (MD5) Previous issue date: 2017-12-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina - sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Disciplina - sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | (In) disciplina na escola contemporânea: desafios e perspectivas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Ana Lúcia de | - |
dc.description.resumo | O fenômeno da indisciplina vem sendo considerado como um dos problemas mais presentes no cotidiano das instituições educacionais e que faz parte das queixas freqüentes de professores (as). Na tentativa de manter a ordem e a disciplina em sala de aula, como uma forma de obter um ambiente favorável para ministrar suas aulas, muitos profissionais recorrem a estratégias ultrapassadas, características do ensino tradicional, no entanto, geralmente essas estratégias só agravam ainda mais o problema da indisciplina. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir sobre o fenômeno da indisciplina nas instituições educacionais, refletindo sobre as perspectivas da instituição escolar e dos alunos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo que foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica, buscando-se dados relevantes tanto nas produções acadêmicas como em publicações de autores que já estudaram ou estudam sobre o assunto. Nesse estudo foi abordado superficialmente sobre a visão de professores e alunos acerca do fenômeno da indisciplina, procurando verificar os efeitos do poder disciplinar, e compreender o papel da escola na construção de um conceito positivo de disciplina. Percebe-se nesse estudo a relevância de debates para a educação a partir do conhecimento de outras produções acadêmicas e de pressupostos elaborados por estudiosos como Julio Groppa Aquino; Michel Foucault; dentre outros. A relevância dessa discussão está em motivar novas reflexões, a partir da ampliação de saberes que podem possibilitar mudanças positivas na prática docente e consequentemente na educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ECSP02022018.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.