Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Edvânia Nascimento-
dc.date.accessioned2018-03-20T13:49:47Z-
dc.date.available2018-02-09-
dc.date.available2018-03-20T13:49:47Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3812-
dc.description.abstractThis work deals with the subject Mathematics and Mathematics in elementary school I, where a dialogue was discussed through the authors: Mazola (2010), Freire (1996), Vygotsky (1984), D'Ambrósio (2001), Krulik and Rudnik Piaget 1975), Declory (1978), Oliveira (1984), Barros (2000), Marconi and Lakatos (2001) and with the following official documents PCN's, (1998) RCNEI (1998) and PNAIC (2014). The main objective of this research was to investigate the teaching of mathematics through the games, the methodology used was the field research through a questionnaire in the classroom, where it was concluded when carrying out the research, that little is used games as guiding means of Teaching mathematics, but children in their day to day, they like games very much, because it is already the instinct of children, the act of playing, but this resource is little used in the classroom, in this work is approached some ideas how To put the games to unify the teaching of mathematics and create expectations to improve methodologies in the areas of mathematics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-20T13:49:47Z No. of bitstreams: 1 ENS09022018.pdf: 666593 bytes, checksum: d23e3ca17c3fc92c99f5fe88968625ad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-20T13:49:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ENS09022018.pdf: 666593 bytes, checksum: d23e3ca17c3fc92c99f5fe88968625ad (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectPossibilidadespt_BR
dc.subjectMatemática - lúdicopt_BR
dc.titleJogos e matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Castro Neto, Mariano-
dc.description.resumoEste trabalho abordou o tema Jogos e matemática no ensino fundamental I, onde discorreu um diálogo através dos autores: Azola(2010), Freire(1996), Vygotsky(1984), D’Ambrósio(2001), Krulik e Rudnik(1990), Piaget(1975), Declory(1978), Oliveira(1984), Barros(2000), Marconi e Lakatos(2001) e com os seguintes documentos oficiais Pcn’s, (1998) RCNEI(1998) e PNAIC(2014). Que teve como principal objetivo, investigar se os professores do ensino fundamental I utilizam jogos como meios norteadores no ensino de matemática, a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo por meio de questionário em sala de aula, onde foi concluído ao realizar a pesquisa, que pouco se utiliza jogos como meios norteadores do ensino da matemática, porém as crianças no seu dia a dia, gostam muito de jogos, pois já é do instinto infantil, o ato de jogar, mais esse recurso é pouco utilizado em sala de aula, nesse trabalho é abordado algumas ideias de como colocar o jogos como possibilidades de unificar ao ensino da matemática e criar expectativas para melhorar as metodologias nas áreas da matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENS09022018.pdf650,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.