Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Caricelma Aparecida Lima Albuquerque e-
dc.date.accessioned2018-03-20T14:05:28Z-
dc.date.available2017-12-04-
dc.date.available2018-03-20T14:05:28Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3813-
dc.description.abstractThe present work deals with the education and the integrality of the being, in which the reflection on how this theme can open up alternative ways to think about the notion and the challenges of human formation. As one of these paths, we present the Waldorf Pedagogy, starting from the intention of knowing if it contemplates the integrality of being in its curricular proposal. Therefore, we aim to understand how human integrality appears in the curriculum proposal of children's education at the Waldorf School Recife and for this, we conceptualize human comprehension from the ideas of Edgar Morin, we describe the principles and foundations of Waldorf Pedagogy and investigate how integrality is approached in the curriculum proposal of the education of children of said school. The methodological course has a qualitative nature, of the exploratory type, whose data were constructed through documentary analysis supported by systematic observation and semi- structured interview, as instruments of data collection. The research evidenced that integrality appears in the curriculum proposal of Waldorf Pedagogy fully harmonized with the Complex Paradigm, considering and promoting human comprehensiveness, overcoming the fragmentation of knowledge and being, harmonizing with the recognition of the human condition brought by Edgar Morin, which is expressed through the process of rooting / uprooting; of generating disorder; of uniduality; of trinitarian processes; of national, continental and planetary identity; of ordinary humanity; of the multiple unit; of the biophysical-psychic-socio-cultural dimension of being; the poetic dimension (feelings and sensations) and spiritual (activities linked to the brain), as well as harmonizing with criticism to the overvaluation of rationality. Concepts elucidated by Edgar Morin presented in this work and that were the reference for the analysis of the data.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-20T14:05:28Z No. of bitstreams: 1 CALAS04122017.pdf: 810492 bytes, checksum: 50bf985bc2c9c429b15c2a0f4f995ba1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-20T14:05:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CALAS04122017.pdf: 810492 bytes, checksum: 50bf985bc2c9c429b15c2a0f4f995ba1 (MD5) Previous issue date: 2017-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPedagogia Waldorfpt_BR
dc.subjectIntegralidade humanapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleUma proposta educacional antroposófica: a pedagogia Waldorf e a integralidade como condição humanapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Nayara Tatianna Santos da-
dc.description.resumoO presente trabalho trata sobre a educação e a integralidade do ser, no qual suscita-se a reflexão sobre como esta temática pode abrir caminhos alternativos para se pensar a noção e os desafios da formação humana. Como um desses caminhos, apresentamos a Pedagogia Waldorf, partindo da intenção de saber se a mesma contempla a integralidade do ser em sua proposta curricular. Portanto, objetivamos compreender como a integralidade humana aparece na proposta curricular da educação infantil na Escola Waldorf Recife e para isso, conceituamos a integralidade humana a partir das ideias de Edgar Morin, descrevemos os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf e investigamos como a integralidade é abordada na proposta curricular da educação infantil da referida escola. O percurso metodológico possui natureza qualitativa, do tipo exploratória, cujos dados foram construídos através de análise documental apoiada pela observação sistemática e pela entrevista semiestruturada, como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa evidenciou que a integralidade aparece na proposta curricular da Pedagogia Waldorf plenamente harmonizada com o Paradigma Complexo, considerando e promovendo a integralidade humana, superando a fragmentação do conhecimento e do ser, harmonizando-se com o reconhecimento da condição humana trazido por Edgar Morin, que se expressa através do processo de enraizamento/desenraizamento; da desordem geradora; da unidualidade; dos processos trinitários; da identidade nacional, continental e planetária; da humanidade comum; da unidade múltipla; da dimensão biofísica-psíquica-sócio-cultural do ser; da dimensão poética (sentimentos e sensações) e espiritual (atividades ligadas ao cérebro), bem como, harmonizando-se com a crítica à supervalorização da racionalidade . Conceitos elucidados por Edgar Morin apresentados neste trabalho e que foram a referência para a análise dos dados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CALAS04122017.pdf791,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.